sexta-feira, 25 de junho de 2021

Personagem da História

Victorino Chisini

        Victorino Chisini nasceu em 24/08/1925, em Garibaldi, filho de Fortunato Chisini (1875, Garibaldi) e Ângela Sabadin (30/10/1875 Marostica, Vicenza, Veneto, Itália).
Fez o primário em Contabilidade no Colégio Santo Antônio de Garibaldi. Prestes a completar 20 anos, em 10/01/1945, casou-se em Garibaldi com Hilda Maria Lorenzi (filha de José Lorenzi e Catarina Lorenzi), com quem teve as filhas Josênia Marisa e Janete Marlise.
         Foi balconista na empresa de óleos Zonta, Chisini & Cia desde 1941, sendo que em fins de 1946 chegou a Lajeado para atuar na gerência da filial da empresa. A empresa foi extinta em 1949, e então, fundou a Chisini & Filhos, da qual foi gerente.
        Em 1951, a razão social passou a ser Chisini & Cia. Ltda., onde Victorino tinha 80% do capital. Com vertiginoso crescimento no comércio de cereais, importação e exportação, associou-se em 1953 à empresa Irmãos Bortolini, passando a operar no ramo de Moinho de trigo e milho.
       

Chisini fez parte da diretoria do Grupo Imec

        Em 1955 a empresa expandiu, sendo transformada em Sociedade Anônima, com o nome de Importadora e Exportadora de Cereais S.A - IMEC, da qual participou com capital inicial de Cr$10 milhões, detendo 33%. Foi eleito presidente da empresa até 1970. A primeira unidade do supermercado foi fundada em 1960, em Lajeado.
        Em 31/03/1965, o Jornal Diário de Notícias lança matéria informando “Diário de Notícias visita instalações dessa poderosa organização comercial e industrial do Alto taquari que muito tem contribuído para o desenvolvimento da região.”, destacando que tratava-se naquela época de “uma das firmas do Alto Taquari que mais adquire cereais produzidos na região, exportando, posteriormente, para os grandes centros consumidores do País”. Cita ainda a matéria que houve por parte da IMEC à época, instalação da indústria de farinha de mandioca, que veio a despertar maior interesse na região quanto ao plantio da mandioca, demonstrando o progresso que a empresa então capitaneada pelo senhor Chisini proporcionou ao Alto Taquari.
        Participou ativamente na vida comunitária e social, tendo sido sócio fundador do Lions Clube e várias entidades e associações, destacadamente da Saidan, em cuja construção foi diretor de obras.
        Em sinal de reconhecimento, em outubro de 1971 foi lhe conferido o título raro de Comendador da Legião de Honra Marechal Rondon, pelo governo federal.
Faleceu em uma segunda-feira, às 17h30mim do dia 03 de setembro de 2007 no Hospital Bruno Born, atestado pelo médico Aldo Pricladnitzki, que atestou a morte natural por parada cardiorrespiratória, aos 82 anos. Foi sepultado no município de Garibaldi.
        

O vereador Carlos Eduardo Ranzi apresentou em maio de 2021, e foi aprovado por unanimidade, o projeto de lei para denominar de Rua Victorino Chisini as Ruas G, F12 e F, localizada no Loteamento Probairro II, Residencial Althaus e Baviera, no Bairro São Bento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário