Prefeitura de Lajeado e distribuidoras discutem formas da retirada de fiação obsoleta
O excesso de fiação em postes de energia elétrica de Lajeado foi pauta de conversa entre Prefeitura, Certel Energia e RGE, distribuidoras de energia elétrica atuantes na cidade, no dia 21/06. Os órgãos estudam maneiras para diminuir a poluição visual dos postes, bem como regularizar a fiação que é compartilhada entre serviços de energia elétrica e de telecomunicações.
Reunião ocorreu no gabinete do prefeito Marcelo Caumo |
As distribuidoras de energia recebem a concessão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a utilização dos postes e podem ceder espaço para as empresas de telecomunicação, que apresentarem projetos, utilizarem os postes de energia. Durante o encontro, o grupo discutiu formas de melhorar a organização dos fios nas estruturas, que são compartilhadas com diversas empresas, como de internet e televisão a cabo, o que tem acarretado em uma quantidade excessiva de fios e cabos.
O próximo passo será a convocação das empresas regularizadas com a RGE e Certel para uma reunião com o Ministério Público e, mais tarde, será realizada uma audiência pública com todas as empresas que ocupam os postes da rede elétrica. Posteriormente, a ideia é estipular um prazo para que as empresas possam identificar e regularizar a sua fiação. Caso não seja regularizada a situação, será iniciado o processo de retirada dos fios, tanto ativos como os inativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário