quarta-feira, 23 de junho de 2021

Prefeitura cede prédio do DML para IGP

Obra foi realizada, em forma de mutirão, 

pelo Lions Club Florestal

Roberto Ruschel e Deolí Gräff na sessão da Câmara de Vereadores de Lajeado    

        Na sessão da Câmara de Vereadores, de terça-feira (22/06), o vereador Deolí Gräff fez um reconhecimento público ao Lions Club Lajeado Florestal, através da presença do ex-presidente Roberto Ruschel, em virtude do Projeto de lei 045/2021, que autoriza o Poder Executivo a conceder o direito real de uso do prédio do Departamento Médico Legal (DML) para o Instituto Geral de Perícias (IGP).

        O Lions liderou a construção do prédio do DML. Foi uma obra de muitas mãos e quem esteve à frente da Comissão de Construção foi o ex-presidente do Lions Florestal Roberto Ruschel. Além dele, o vereador destacou Guinther Prediger, Ditmar Kirsch, o Girico e o pai dele, Frederico Luiz Kirsch, o Lulu e tantos outros.

        A obra iniciou em maio de 1988, há 33 anos, quando Erni Petry era prefeito de Lajeado e foi concluída em 18 de agosto do ano seguinte, quando o prédio foi entregue ao prefeito da época, Cláudio Pedro Schumacher.

        A construção exigiu investimento de 2 milhões e duzentos mil cruzados. O prédio tem um total de 87m2. A Administração Municipal destinou verba de 800 mil cruzados para a mão de obra e a outra parte de 1 milhão e quatrocentos mil cruzados, foram angariados pelo Lions Florestal através de diversas ações e uma delas foi a Campanha Pedágio no Ar, com apoio da Rádio Independente e da antiga CRT.

        Conforme relatou Roberto Ruschel, “a realização da obra foi regional, vários municípios do Vale do Taquari contribuíram para viabilizar a construção. Também contou com o apoio de entidades como a CDL, Acil, Câmara Júnior, a atual JCI, O Rotary Club e também o Lions Lajeado Centro”.

        Cabe aqui um reconhecimento à dedicação do saudoso diretor da Independente Lauro Mathias Müller e ao jornal O Informativo, na pessoa do saudoso Oswaldo Carlos van Leuween, que deram integral apoio ao projeto.

        O prédio foi viabilizado por um grande mutirão regional e os equipamentos e mobiliário foram conseguidos junto ao Governo do Estado, pelo governador da época, Pedro Simon, em uma audiência no Palácio Piratini. A comitiva de Lajeado foi liderada por Norberto Scheer, presidente da Comissão Municipal de Acompanhamento dos Serviços Públicos Estaduais (COMASPE), com o presidente da comissão de obras Roberto Ruschel e demais lideranças do município. 

        Para Gräff, “este gesto do Lions Florestal deve servir de exemplo e de incentivo para acreditar que existem pessoas que praticam o voluntariado. Na realização desta obra os sócios do Lions Florestal colocaram em prática o lema do Lions: Nós servimos.”

        Esta obra em questão tem servido para situações em que nenhum de nós deseja estar, da qual não estamos livres. Além do reconhecimento, nossa gratidão ao Lions Clube Florestal, finaliza Gräff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário