quarta-feira, 30 de junho de 2021

UTI Pediátrica

 HBB encerra atividades hoje, dia 30

Lajeado e o Vale do Taquari foram surpreendidos, nesta terça-feira, 29/06, com o fechamento da UTI Pediátrica do Hospital Bruno Born. O setor está há 30 anos prestando atendimento a região. Segundo a direção da instituição, a exigência do Ministério da Saúde, em separar as Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, e a falta de profissionais especializados, levaram a tomada dessa decisão. A UTI Pediátrica atende bebês de 29 dias até crianças com 13 anos de idade. A UTI Neonatal, que atende recém-nascidos de até 28 dias, segue com suas atividades normalmente.
        O fato foi amplamente discutido na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado, ocorrida ontem, terça-feira. O vereador Deolí Gräff apoiou a Moção de Repúdio proposta pelo presidente da Câmara, Isidoro Fornari Neto. Gräff sugeriu que o diretor do Hospital Bruno Born, Cristiano Dickel e o representante da 16ª CRS usem o espaço da Tribuna Livre, na próxima sessão da Câmara, para prestarem esclarecimentos sobre o fechamento da UTI Pediátrica. “Se a mais de 10 anos a casa de saúde sabia que estava ilegal perante o Ministério da Saúde, por que nada foi feito, chegando ao ponto de encerrar as atividades”, questionou o vereador.
        A UTI Pediátrica do Hospital Bruno Born é referência para Lajeado e para mais de 35 municípios. Com o fechamento da UTI Pediátrica estas comunidades precisarão se deslocar para outros hospitais do Estado, e os bebês e crianças com necessidade de atendimento intensivo, deverão ser inscritos na Regulação Estadual de Leitos de UTI, gerando transtornos e demora, o que poderá causar situações irreversíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário