quarta-feira, 21 de julho de 2021

Trânsito

Mudam critérios para instalar quebra-molas

        A Administração Municipal reformulou o processo de análise técnica e implantação de lombadas e faixas elevadas, com critérios mais rígidos adequados às normas do Conselho Nacional de Trânsito.
        Pelo sistema antigo os quebra-molas eram solicitados à Secretaria de Segurança Pública por cidadãos e vereadores, avaliados pelo Departamento de Trânsito e, caso aprovados, implantados pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Atualmente existem nas ruas e avenidas da cidade mais 360 quebra-molas.
        No momento há mais de 40 solicitações de lombadas e três de faixas elevadas que aguardam estudo para implementação. Uma lombada construída dentro das normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) custa em torno de R$ 10 mil.
        As novas lombadas deverão atendem às normas técnicas de largura, altura, inclinação e sinalização conforme resolução do Contran.
        Os deslocamentos de ambulâncias, da Brigada Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros são afetados pela quantidade de quebra-molas nas ruas da cidade.
        A Seplan elaborou um formulário para as solicitações de quebra-molas, já autorizado pelo prefeito Marcelo Caumo. O requerente precisará colher a assinatura dos moradores 50 metros antes e depois do local desejado. Depois da solicitação, a Seplan fará um estudo técnico para verificar a viabilidade do pedido.
        A análise vai levar em conta o fluxo de veículos, a velocidade, a inclinação e o entorno da via, além da utilização pelo transporte coletivo e por serviços de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário