sexta-feira, 6 de agosto de 2021

História de Lajeado

Vereador defende a municipalização do Laboratório de Pesquisa do Schierholt

        O jornalista e vereador Deolí Gräff defende a municipalização do acervo do Laboratório de Pesquisas do historiador José Alfredo Schierholt. Ele levantou o assunto na sessão da Câmara de Vereadores do dia 02/08. “Quero trazer para esta casa um assunto relacionado a história do município e de todo Vale do Taquari. Manifesto minha preocupação sobre o destino do acervo do Laboratório de Pesquisa do historiador José Alfredo Schierholt”.
        Ele está com 86 anos de idade e precisamos encontrar um destino para os documentos e os textos de pesquisa. O próprio Schierholt reconhece que sua idade já não permite acompanhar a evolução dos meios de comunicação e está preocupado com a preservação do acervo.
        Gräff disse que já levou o assunto ao Secretário Municipal de Cultura Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel. “Ele prometeu se empenhar em buscar uma alternativa para municipalizar o acervo e disponibilizar para o público”, afirmou o vereador.
Para ilustrar minha preocupação, o professor Schierholt elaborou o Dicionário de LAJEADO, projeto iniciado em junho de 1976 e conta com mais de 1.500 verbetes de registros de nomes de História, Geografia, Genealogia, Economia e outros temas.
Ele possui também o Dicionário dos Escritores, que também deve ter em torno de 500 nomes, entre escritores vivos e falecidos. 
        Schierholt fez um levantamento e elencou todas as denominações de ruas e logradouros púbicos existentes na Cidade de Lajeado, num total de 1.175 nomes com as biografias, número da lei e outras informações.
        “Este acervo é muito valiosos e precisa ser preservado e guardado em local seguro, a disposição do público”, declarou Gräff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário