Cultura Tradicionalista nas EMEFs
de Lajeado
Em uma parceria dos vereadores Deolí Gräff e Mozart Lopes tramita no Legislativo o Projeto de Lei que propõe incluir o conteúdo sobre cultura tradicionalista nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Lajeado (EMEFs).
O vereador Deolí Gräff foi recebido pela secretária Adriana Vettorello e pela coordenadora pedagógica Roseli Angélica Berté |
A proposta foi apresentada à secretária de Educação, Adriana Vettorello, que confirmou integral apoio a iniciativa e disse que o tema já está sendo ensinado aos alunos. Com a aprovação desse projeto será ampliado.
O objetivo é despertar nas crianças o sentimento de pertencimento a cultura tradicionalista. Neste sentido, defendemos a introdução, em todas as escolas de ensino fundamental de Lajeado, como atividade curricular, aulas sobre a cultura, o folclore e o tradicionalismo gaúcho.
Ser gaúcho é muito mais do que seguir regras e convenções indicadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, é SENTIR-SE GAÚCHO. Precisamos despertar, desde pequeno, o sentimento e os valores da cultura gaúcha.
“Entendemos que a escola é o espaço propício para fazer isso, onde é possível ensinar, despertar e vivenciar os usos e costumes da forma de viver a tradição gaúcha”, coloca o jornalista e vereador Deolí Gräff, um dos proponentes do projeto.
A proposta é manter o mesmo quadro de professores que atuam nas escolas, porém, incluir conteúdo sobre a cultura tradicionalista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), previsto dentro das especificações de territorialidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário