sexta-feira, 24 de setembro de 2021

NEGROS E INDÍGENAS

Documentário conta retrospectiva dos povos negros e indígenas no Vale do Taquari

  
   

        A Univates foi contemplada em um edital da Fundação Marcopolo e da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul por meio da Lei Aldir Blanc para a realização de um audiovisual sobre a retrospectiva histórica da presença dos povos negros e indígenas no Vale do Taquari.
        As comunidades quilombolas Unidos de Lajeado, e Vovô Theobaldo, de Arroio do Meio, e a comunidade indígena Kaingang  Foxá participam da iniciativa. O objetivo do documentário é registrar e difundir as contribuições desses grupos para a formação dos municípios e reforçar que sua história é antiga e ininterrupta na região.
        O documentário, intitulado “Retrospectiva Histórica dos Povos Negros e Indígenas do Vale do Taquari”, conta com o envolvimento de três setores da Univates para sua produção: o setor de Cultura e Eventos, na administração e gestão da produção; os historiadores do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa (CMDPU/MCN) e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), responsáveis pela pesquisa histórica e pelos mapeamentos das comunidades indígenas e quilombolas da região; e a TV Univates, responsável pela roteirização, gravação e edição do filme.
        O projeto surge da necessidade de ampliar o conhecimento da população regional sobre os antecedentes do Vale do Taquari. Da mesma forma que os imigrantes alemães, italianos e portugueses, a trajetória das populações negras e indígenas desempenha papel significativo para o desenvolvimento regional em aspectos político, econômico, cultural e social.
        “O vídeo de 35 minutos merece reconhecimento pela profundidade com que o conteúdo foi abordado”, enaltece o jornalista e vereador Deolí Gräff.
        O conteúdo foi abordado pela equipe formada pelos pesquisadores Dra. Neli T. Galarce Machado, Dra. Fernanda Schneider, Dr. Luis F. Laroque, Dra. Karen D. Pires e Dr. Sidnei Wolf. O roteiro é do historiador Marcos Kreutz e do jornalista Marcus Staudt.
        Assista ao vídeo através do link do youtube: clique aqui

Um comentário:

  1. Louvável a iniciativa de documentar e divulgar a contribuição dos povos indígenas e dos afrodescendentes p nosso Vale e para o Pais inteiro.

    ResponderExcluir