segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Desenvolvimento Social

Deolí Gräff busca soluções para terceira idade e moradia com secretária  

        

O vereador Deolí Gräff com a secretária Céci Gerlach

O jornalista e vereador Deolí Gräff reuniu-se com a secretária do Desenvolvimento Social, Céci Gerlach, na quinta-feira, 25/11, para tratar sobre dois temas que necessitam atenção especial: as pessoas da terceira idade e a necessidade de moradias para as famílias em situação de vulnerabilidade.
        Na questão sobre o atendimento as pessoas da terceira idade, Ceci Gerlach informou sobre os programas destinados para os idosos. “Há uma grande preocupação em atender os idosos em situação de dificuldade, inclusive com visitas a domicílio”. Ela disse que depois da pandemia, o Centro de Convivência, junto ao CRAS voltou a receber os idosos para atendimento e atividades recreativas.
        A Secretaria de Desenvolvimento Social explicou o programa de acolhida de idosos para internação em geriatrias de longa permanência. Ela disse que a intenção é minimizar as dificuldades das famílias e buscar a melhor alternativa para cada situação.
        Gräff questionou a secretária sobre a possibilidade de criar “Creches para Idosos”. Ceci Gerlach explicou que a denominação correta, conforme o serviço de assistência social, para este tipo de serviço é Centro Dia. Ela informou que há um programa no Ministério da Cidadania que oferece estrutura para a criação das casas denominadas de Centro Dia, que além de acolher idosos durante o dia, também recebe pessoas com necessidades especiais.
        Os Centro Dia, já estão em funcionamento em vários municípios do país, oferecem estrutura de equipe multidisciplinar, com atendimento na área da saúde, higiene pessoal, alimentação e entretenimento. O Centro oferece acolhida durante o dia e a noite retornam para suas casas.
 
        Municipalização do Novo Tempo
        A falta de casas para famílias em situação de vulnerabilidade é uma questão bastante séria em Lajeado. “Precisamos investir bastante nesta área”, disse Ceci Gerlach.
    Uma preocupação manifestada pelo vereador é a situação dos dois conjuntos habitacionais Novo Tempo, com um total de 448 apartamentos, situado no Bairro Jardim do Cedro.
        A secretária disse que há uma grande dificuldade em regularizar a situação das famílias que residem no local. Há famílias que abandonaram seus apartamentos e estão com sua documentação irregular e estas unidades foram “invadidas” por outros moradores. “Hoje a situação daquele condomínio habitacional está bastante indefinida, a Caixa Federal não consegue prestar o atendimento devido e o município não tem poder para interferir, no entanto, o problema das famílias precisa ser resolvida pela municipalidade”.
        Gräff sugeriu a municipalização dos dois condomínios do Novo Tempo. “O município assumiria o complexo habitacional e faria a administração com o objetivo de ordenar a ocupação dos apartamentos com a participação de outros órgãos públicos como o Judiciário, Ministério Público e os órgãos de segurança”.

Lançamento

Núcleo do IBDFAM lança livro sobre 

Direitos da Família

Saionara Schierholt com os pais


Deolí Gräff com Rogério Brochado


O presidente da Alivat, Deolí Gräff, com Saionara Schierholt, que tem texto na obra, 

a diretora presidente do Núcleo do IBDFAM/VT Janine Maria Pellegrini, 

o palestrante José Carlos Teixeira e a juíza Carmen Rosa Bargouth


Janine Maria Pellegrini é a diretora presidente do Núcleo do IBDFAM/VT e a organizadora do livro

        O Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção RS - Núcleo do Vale doTaquari (IBDFAM/RS - NVT), realizou quarta-feira, 24/11, evento de lançamento do livro “Direito das Famílias e das Sucessões: Perspectivas Contemporâneas”. A obra é composta por 10 artigos, sobre temas contemporâneos de direito das famílias e das sucessões, dos seguintes autores:
        Alana Rissinger, Bianca Corbellini Bertani, Cassiane Silveira Lopes, Cassio Bernardes, Conrado Paulino da Rosa, Janine Maria Pellegrini, Liamara Reis, Mainara Weiand Poltrona, Roger Wiliam Bertolo, Rogério Brochado, Saionara Alievi Schierholt e Tatiane Keunecke Brochado.
        O ato, ocorreu na Casa de Cultura de Lajeado e contou com a presença de autoridades, autores dos artigos e convidados. Esteve presente o diretor do IBDFAM/RS, Rogério Brochado, o presidente da Academia Literária do Vale doTaquari (Alivat) Deolí Gräff, a diretora presidente do Núcleo do VT do IBDFAM, Janine Maria Pellegrini, entre outros.
Antecedendo ao lançamento, o Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, José Carlos Teixeira Giorgis, proferiu palestra sobre “O Direito de Família e a Epigenética: Um Diálogo Possível”.
        Na sequência os escritores fizeram breve apresentação do conteúdo dos artigos, seguido de sessão de autógrafos.




sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Visita

Câmara de Vereadores recebe alunos da Fok





    
        Nesta quinta-feira (25/11) a Câmara de Vereadores, recebeu a visita dos alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Francisco Oscar Karnal.
        Acompanhados da Coordenadora Pedagógica Roseli Poletto e da Professora Gisele Hammes, eles foram recebidos pelos vereadores Deolí Gräff (PP) e Rodrigo Conte (PSB).
Na oportunidade, os alunos conheceram o espaço e puderam obter informações sobre o funcionamento e função dos vereadores desta Casa Legislativa.
        A Câmara de Vereadores está sempre à disposição e de portas abertas para receber a comunidade. Para o jornalista e vereador Deolí Gräff, "é muito importante as crianças conhecerem os poderes que conduzem o município".

Assista ao vídeo da visita da escola: clique aqui



EEEF Fernandes Vieira

Vereador preocupado com segurança de alunos na chegada a escola


        Na sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira, 23/11, o jornalista e vereador Deolí Gräff manifestou sua preocupação com a segurança dos alunos da Escola Estadual Fernandes Vieira, na chegada para a aula. A dificuldade está no desembarque das crianças das vans, que é feita em fila dupla e com o desembarque pelo lado direito do veículo, obrigado os alunos a saírem pela rua para acessar a escola.
        O vereador encaminhou a demanda ao Departamento de Trânsito. O coordenador Vinícius Renner assegurou que nos próximos dias tomará as providências necessárias para solucionar o problema.

Confira o vídeo do trecho na Sessão da Câmara de Vereadores:



Abelhas Nativas

 Amevat defende regulamentação da 

Lei Estadual da Meliponicultura

    A Associação dos Meliponicultores do Vale do Taquari (AMEVAT) realizou reunião, sábado, 20/11, no Parque de Exposições, em Forquetinha, coordenada pelo presidente, Nelson Angnes. No encontro foram tratados diversos assuntos de interesse dos criadores de abelhas nativas (sem ferrão).
    Inicialmente o presidente expos a dificuldade em regulamentar a Lei 14.763/2015, que dispõe sobre a criação, comercio e transporte de abelhas nativas. Ele disse que por diversas vezes foi prometida a publicação de Portaria para regulamentar a lei e sempre esbarra em dificuldades políticas.
    Não consigo entender porque esta Portaria não é publicada, sempre encontram um motivo para adiar. Enquanto isto, nossos criadores trabalham na clandestinidade”, afirmou Angnes. O presidente citou levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar, no Estado existem aproximadamente 40 mil apicultores, criadores de abelhas exóticas (com ferrão) e 16 mil meliponicultores, criadores de abelhas nativas (sem ferrão).
    Outro assunto tratado foi a ampliação do mercado do mel. Ele citou que tem empresas que estão comprando toda produção de mel dos apicultores e o comercializam no mercado nacional e internacional. Nelson Angnes disse que recebeu a confirmação que em no máximo três anos estas empresas também passarão a comprar o mel dos meliponicultores. “Precisamos estar preparados para atender a demanda. Por que nosso mel é muito superior em qualidade nutricional”, afirmou ele.
    Nelson Angnes defendeu a proposta de criar uma Associação Nacional de Meliponicultores, para reunir os criadores das associações estaduais e regionais. “Precisamos compor uma força nacional através de uma entidade para defender nossos interesses na esfera federal”, afirmou.

Assista a um trecho do pronunciamento da sessão da Câmara de Vereadores  de 23/11/21:




Evento

 Silvia Lima é a nova presidente do 

Centro de Cultura Afro de Lajeado



O Centro de Cultura Afro-Brasileira de Lajeado (CCABL) e a Secretaria da Cultura, Esportee Lazer de Lajeado (SECEL) com apoio de diversas entidades, realizaram, sábado, 20/11, em frente a Casa de Cultura, a 4ª edição do Kizomba. O evento cultural serviu para marcar o Dia de Zumbi dos Palmares. Durante todo dia ocorreram apresentações musicais, exposições de artesanato e culinária. Uma tenda mostrou a utilidade de chás e temperos, com a participação da Emater/RS-Ascar e de Riciolí dos Santos e a benzedeira Ivanir da Silva.


CCABL NOVA PRESIDENTE

Na abertura do 4º Kizomba, com a presença do prefeito Marcelo Caumo, ocorreu a posse da nova diretoria do Centro de Cultura Afro. Riciolí dos Santos passou a presidência para Silvia Estanislau Lima.
É um grande desafio conduzir os destinos do CCABL. Temos muito trabalho pela frente”, afirmou Silvia. Ela destacou como importante conquista a realização da oficina com professores do município sobre a cultura afro-brasileira.

“CENTRO DE CULTURA É IMPORTANTE
O jornalista e vereador Deolí Gräff prestigiou o 4º Kizomba. Ele conversou com a nova presidente do CCABL, Silvia Lima, com o ex-presidente Riciolí dos Santos e a benzedeira Ivanir da Silva. Ele assistiu a apresentações artísticas e conferiu as tendas de livros, chás e artesanato, atrações do evento.
O Centro de Cultura Afro tem importante papel na preservação dos usos e costumes da etnia. Precisamos incentivar e valorizar a riqueza da cultura afro-brasileira”, afirmou Gräff.

Assista ao pronunciamento na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, de 23/11/21:




sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Regimento Interno da Câmara de Vereadores

Comissão entrega texto revisado 

a Mesa Diretora        

Comissão tem como presidente Deolí Gräff (segundo da e/d), Alex Schmidt (primeiro da e/d) como secretário, 

Paula Thomas como relatora e Márcio Dal Cin como membro


Márcio Dal Cin, membro da Mesa Diretora, recebeu o documento

A Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Lajeado, instituída em março deste ano, concluiu o trabalho. Presidida pelo jornalista e vereador Deoli Graff (PP), teve como secretário, vereador Alex Schmitt (PP); Relatora, vereadora Paula Thomas (PSDB); e membros Heitor Hoppe (PP) e Márcio Dal Cin (PSDB), contando com a participação do assessor jurídico da Câmara de Vereadores, o advogado Gustavo Heinen.
        Nesta sexta-feira, 20/11, o documento foi entregue a Mesa Diretora da Câmara, representada pelo secretário, vereador Marcio Dal Cin, para ser encaminhado ao demais vereadores em forma de Resolução da Mesa Diretora da Câmara, para ser apreciado. A Mesa Diretora irá submeter a análise da Comissão de Justiça e Redação e abrir um prazo regimental de trinta dias para os vereadores fazerem a leitura e análise do conteúdo. Neste período eles poderão apresentar sugestões e emendas para enriquecer o seu conteúdo.
        O objetivo da comissão foi de simplificar os processos das atividades do Poder Legislativo. Também foi levado em conta a adaptação do texto, visando facilitar a comunicação e tramitação de documentos por meio virtual.
        Conforme Fornari, o Regimento atual é bastante antigo e desatualizado. “Quero parabenizar a todos os membros da Comissão pelo trabalho realizado e pelo encaminhamento desta proposta que vem dar mais celeridade aos procedimentos da Câmara, seja na parte administrativa, seja na parte legislativa”.
        Na etapa seguinte a comissão voltará a se reunir para que as alterações sugeridas sejam incorporadas à peça e receber o parecer da Comissão de Justiça e Redação. Por último o documento será submetido a votação em plenário.
 
        Inovações no Regimento
        O presidente da Comissão Especial, Deolí Gräff, destaca três importantes pontos relevantes da revisão do Regimento. A primeira delas foi a atualização do texto, que era de 1992 para a atual realidade ortográfica e das novas tecnologias de comunicação. Além disto houve a adequação a Lei Orgânica do município que é de 2019.
        O segundo ponto relevante, foi a criação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Esta atribuição será assumida pela Comissão de Justiça e Redação. E, a incorporação da Ouvidoria ao Regimento, passando a ser atribuição do presidente da casa.
        A terceira inovação trazida para o Regimento Interno são algumas adaptações na rotina de funcionamento das sessões legislativas. A sessão semanal dos vereadores passará a ser dividida em três partes: a parte inicial se chamará de Grande Expediente, em seguida vem a Ordem do Dia com a votação dos projetos e a parte final passa a se denominar de Pequeno Expediente. Outra mudança refere-se as manifestações de cada vereador no tempo de sete minutos no Grande Expediente, que passará a ser com tema livre. No atual Regimento os temas devem ser informados por Requerimento dois dias antes da sessão.
        “Analisamos cada Artigo e foi feita minuciosa análise com a intenção de tornar o Regimento mais prático e adaptado a atual realidade”, observou Gräff. Ele citou que foi regulamentada a sistemática de funcionamento das reuniões das Comissões Permanentes. “Um dos importantes diferenciais da Câmara de Vereadores de Lajeado, são as reuniões conjuntas Comissões, sempre na segunda-feira de manhã”, pontuou Gräff. Nestas reuniões são analisados os projetos de lei que deram entrada na Câmara e recebem o parecer sobre a constitucionalidade para a tramitação.

Evento

 Pacto Lajeado Pela Paz realiza fórum


Vereadores participaram do evento


        O 1º Fórum do Pacto Lajeado Pela Paz ocorreu quarta-feira, (17/11), no auditório do Sicredi. O  projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Lajeado em parceria com diversas entidades e órgãos públicos ligados a segurança e justiça. O evento reuniu autoridades do município e as pessoas envolvidas nas ações desenvolvidas pelo Pacto Pela Paz, nas escolas, empresas e comunidade.

        No fórum foram apresentadas as atividades desenvolvidas nos dois eixos do Pacto: prevenção e aplicação da lei. Na prevenção são realizadas ações nas áreas de educação, saúde, assistência social e cultura, com atividades de promoção da paz desenvolvidas em diversos espaços nas salas de aula de escolas de todo o município. Nesse eixo são desenvolvidos os projetos Sagaz, Conte Comigo, Cada Jovem Conta, AME, SEJA e Círculos de Construção de Paz. 
        Na área da aplicação da lei, o Pacto apresentou as ações integradas de fiscalização e policiamento para melhorar a sensação de segurança e reduzir a perturbação do sossego. As Operações Integradas foram coordenadas pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI). 
        A coordenadora do Pacto Lajeado pela Paz, Tânia Rodrigues, explicou que “o Pacto pela Paz possibilita prevenir a violência através de programas com metodologias acolhedoras e de transformação dos conflitos, sejam eles internos ou externos e também como atuar com uma nova concepção de segurança pública, integrada e focada. O objetivo é construir coletivamente uma sociedade mais pacífica”. 

        RESULTADO POSITIVO
    O jornalista e vereador Deolí Gräff, acompanha de perto o desenvolvimento do Pacto e se diz entusiasmado com os resultados alcançados. “Precisamos reconhecer o empenho das pessoas envolvidas nas atividades e a Administração Municipal que acredita em criar um ambiente com mais paz e menos violência”. Gräff elogiou os resultados que o Pacto vem alcançando, comprovados nos números de ocorrências registrados pelo Gabinete de Gestão Integrada.


Superação

Florestal Alimentos supera adversidades de incêndio e lança linha de balas de goma


            A Florestal Alimentos, uma das maiores indústrias do setor doceiro do país, e a maior produtora de pirulitos da América Latina, está dando mais uma prova de superação. 

            Depois do incêndio ocorrido em 19 de setembro, em que o fogo destruiu um pavilhão inteiro onde era produzido o pirulito bola e todo prédio do Centro Administrativo, a empresa não parou e não demitiu nenhum funcionário. 

            Para continuar suas estratégias de ampliação e diversificação de produtos, a Florestal iniciou a produção da nova linha dedicada exclusivamente a produção de balas de goma, balas de gelatina e de pectina.  

            Inicialmente são 9 diferentes formatos distribuídos em 20 apresentações e variações de pesos e tamanhos compõem a nova linha de balas de goma da Florestal nos sabores Morango, Limão, Laranja, Abacaxi, Banana e Iogurte.

            Em vez de ficar se lamentando a Florestal preferiu trabalhar mais e superar as adversidades. Um belo exemplo.

Educação

 Rotary Engenho lança 26º livro 
“Os Jovens Poetas De Lajeado”

     

      O Rotary Club de Lajeado Engenho promoveu no dia 11/11 evento de lançamento do livro “Os Jovens Poetas de Lajeado”, que está na 26ª edição. A cerimônia foi realizada no auditório do Ceat

      A obra conta com 207 poesias e 33 desenhos de alunos de 33 escolas da rede privada e pública, além da APAE e do Neja Liberdade, do sistema prisional. 

      O prefácio é do escritor Adriano Spezia integrante da Academia Literária do Vale do Taquari. O Professor homenageado, nesta edição, é Edson Wiethölter, diretor do Colégio Gustavo Adolfo.

      O projeto do Rotary conta com o apoio cultural do Jornal A Hora e patrocínio do Sicredi Integração RS/MG

      O presidente do Rotary Engenho, Marcelo Mallmann, destacou que o Jovens Poetas, é um projeto tratado com muito esmero, por estimular a leitura e os estudos dos alunos. Ele agradeceu o apoio que o Rotary sempre recebe por parte dos professores das escolas, que realizam a seleção das poesias e desenhos. A coordenação do projeto este ano foi do rotariano Paulo Renato Grewe. 

      O jornalista e vereador Deolí Gräff, que também é integrante do Rotary Engenho, entregou um exemplar do livro para cada vereador.


Assista ao vídeo:


Trânsito

 Prefeito autoriza rótula no acesso 
ao Parque Dos Dick

São frequentes os acidentes no cruzamento das 

ruas João Abott e Santos Filho/Ageu Kehrwald

        O jornalista e vereador Deolí Gräff encaminhou em julho deste ano Requerimento para o Departamento de Trânsito solicitando uma solução para os constantes acidentes que ocorrem no cruzamento das ruas Santos Filho e João Abott,  no acesso ao Parque dos Dick. Naquela oportunidade, o secretário Paulo Locatelli acompanhou o vereador que foram ao local para verificar alternativas de solução. A primeira medida adotada foi reforçar a sinalização de trânsito, com a repintura das faixas de segurança e colocação de novas placas de Pare. 

        Deolí Gräff solicitou ao secretário Locatelli para estudar a viabilidade de construir uma rótula no local. Prontamente a questão foi encaminhada para a Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade para fazer o levantamento técnico e reunir subsídios para a elaboração do projeto.
        Em reunião com o prefeito Marcelo Caumo, o vereador Deolí Gräff solicitou agilidade na elaboração do projeto da rótula. O prefeito imediatamente autorizou a realização do projeto para solucionar o problema de trânsito naquele local.
        Na sessão da Câmara de Vereador de terça-feira, 16/11, o vereador Deolí Gräff retomou o assunto e reforçou o pedido para que o Setor de Projetos Especiais da Prefeitura agilize a elaboração do projeto da rótula. “É uma obra urgente e necessária”, afirmou Gräff.


Deolí, Locatelli e Odacir em visita ao local



Assista ao vídeo: 

 




sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Duplicação da BR-386

Vereador confere demandas ao 

Cali da CCR Viasul



        Na quinta-feira (11/11), o jornalista e vereador Deolí Gräff aproveitou a presença do Cali - Centro de Atendimento à Comunidade Lindeira para conferir demandas recebidas em seu gabinete.
 
        ARBORIZAÇÃO
     Entre as questões consta a reposição das árvores que estão sendo suprimidas na obra de duplicação da BR-386. Gräff questionou o local onde essas árvores serão plantadas e sugeriu que algumas fossem plantadas ao longo da rodovia. Também questionou sobre o paisagismo do trecho, com a introdução de mudas de espécies ornamentais para minimizar o impacto do concreto e asfalto da rodovia.
 
        CICLOFAIXA
     Uma demanda que o gabinete recebeu por diversas pessoas, refere-se a ciclofaixa ou ciclovia. A informação que recebeu do engenheiro Felipe Rosenbach, é que a ciclofaixa não faz parte do projeto da obra. No entanto, ele sugeriu que fosse mantido contato com o setor de Relações Institucionais da CCR Viasul para que seja estudada uma alternativa para contemplar os ciclistas. Entre as possibilidades está a pintura na pista das faixas marginais, delimitando espaço para o trânsito de bicicletas.
 
        PÓRTICO
      O vereador conferiu a viabilidade de instalação de um pórtico de acesso ao município de Lajeado, na divisa com Forquetinha. O engenheiro informou que a CCR Viasul apenas instala placas sinalizando a divisa. Abriu a possibilidade de que esse assunto seja tratado via setor de Relações Institucionais, para que seja formalizada uma parceria com o município permitindo a instalação de um letreiro ou pórtico.
 
        O vereador destacou o bom atendimento recebido no Cali e a receptividade às suas demandas. “Vejo que as demandas do meu gabinete têm possibilidade de serem implantadas. Vamos continuar acompanhando a evolução das nossas propostas”.

Feira do Produtor Rural

 Vereador sugere melhor 

aproveitamento do espaço 

Os vereadores Deolí e Paula defendem um melhor aproveitamento da área da Feira do Produtor Rural



O jornalista e vereador Deolí Gräff (PP) apresentou requerimento na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado na terça-feira (09/11), solicitando a SEDETAG - Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura que estude a viabilidade de melhor aproveitamento do espaço da Feira do Produtor Rural, localizado na Rua Santos Filho, na quadra entre a Avenida Benjamin Constant e a Rua João Abott, centro de Lajeado.
Gräff salientou que a Associação de Feirantes já fez bom uso do local, com a realização de três feiras de produtos hortigranjeiros por semana, porém entende que há ociosidade e que existe a possibilidade da realização de outros eventos, especialmente nos finais de semana.
        “Sugiro Feira Livre, com a comercialização de artesanato, livros (sebo), discos/dvds, produtos alternativos como alimentos, temperos ou chás e apresentações artísticas, no estilo arte de rua, sem o uso de equipamento de sonorização. 

A vereadora Paula Thomas (PSDB) solicitou Destaque ao requerimento para o mesmo ser votado em separado, na próxima sessão legislativa. “Apoio a iniciativa do colega Deolí, por entender que este espaço pode ser melhor aproveitado. É um local com excelente localização, podendo incentivar diversas formas de manifestação artística, cultural e também para atividades comerciais de feira”. 

Literatura

Rotary Club Engenho lança livro

Os Jovens Poetas de Lajeado

Jornalista e vereador Deolí Gräff e Paulo Grewe, responsável pelo projeto 

        Ocorreu ontem, no teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), o lançamento da 26ª edição do livro Os Jovens Poetas de Lajeado. A obra é formada por 207 poesias e 33 desenhos de alunos das 33 escolas do município. Os alunos participantes são de escolas da rede pública e privada do município, APAE e do Neja Liberdade. O projeto tem apoio cultural do Grupo A Hora e patrocínio do Sicredi. O prefácio é do escritor Adriano Spezia, integrante da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat).
        O presidente do Rotary Engenho, Marcelo Mallmann, enalteceu que o objetivo do projeto é incentivar a leitura e o surgimento de novos escritores. A coordenação do Jovens Poetas deste ano foi de Paulo Renato Grewe.
        Para o jornalista, vereador e rotariano Deolí Gräff, esta ação é a oportunidade para despertar o interesse pela literatura em crianças e adolescentes. “Este é um projeto que merece aplausos por estimular o gosto pela leitura, que é tão necessária para a formação cultural do ser humano”, reforça Gräff.

100 anos da Acil

Câmara de Vereadores realiza sessão solene

        Na terça-feira (09/11), após a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, foi realizada Sessão Solene em homenagem aos 100 anos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).
        A sessão atendeu a propositura dos vereadores Alex Schmitt (PP), Deolí Gräff (PP), Paula Thomas (PSDB), Marcio Dal Cin (PSDB), Heitor Hoppe (PP), Ana Rita da Silva Azambuja (MDB), Isidoro Fornari (PP), Rodrigo Conte (PSB), Mozart Lopes (PP), Eder Spohr (MDB), Antônio Marcos Schefer (MDB) e Jones Barbosa da Silva (MDB), aprovada de forma unânime pela Casa Legislativa.
        Em nome dos parlamentares falou o vereador Alex Schmitt (PP), que ressaltou a participação da entidade no desenvolvimento das empresas e do município. “A Acil desde a sua fundação tem a missão de ser a voz de quem produz”, disse o vereador, que presidiu a associação entre os anos de 2014 e 2016.
        Graciela Ethel Black, que representou a Acil, presidida pelo empresário Cristian Rota Bergesch, traçou um paralelo entre a homenageada e a prestadora da homenagem. Segundo ela, ambas têm como denominador comum a missão de defender o desenvolvimento econômico e social do município. Ao final, agradeceu a todos os vereadores, entidades coirmãs que integram o Fórum das Entidades de Lajeado, a Prefeitura Municipal e a toda comunidade pelas inúmeras homenagens recebidas pelo transcurso da data.
        Para o jornalista e vereador Deolí Gräff, a Acil é uma entidade com importante representatividade para Lajeado e região. Sua história de sucesso e o apoio a classe empresarial rendeu a publicação de um livro do centenário. “A Acil tem sido um importante aliado ao setor produtivo do município. A sua história está repleta de conquistas em favor dos seus associados. A pujança econômica de Lajeado está diretamente ligada a atuação da entidade.”  


Prefeito Marcelo Caumo falou aos presentes no evento

 
        Histórico
        A Acil foi fundada em 28 de outubro de 1921 por Carlos Fett Filho, com o objetivo de tornar compreensível para o empresariado a complexa legislação tributária e a burocracia contábil da época. A instituição caracteriza-se pelo dinamismo e evolução, desenvolvendo ações estratégicas para promoção do desenvolvimento local e regional.
        Atualmente presidida pelo empresário Cristian Rota Bergesch, a associação tem como missão representar, fortalecer e defender as organizações associadas e os interesses dos setores produtivos.

Índios

Vereador acompanha melhorias 

na aldeia indígena

Deolí Gräff com Carlos Kayser, Luís Benoitt e o cacique Luis Alan Vaz

        O jornalista e vereador Deolí Gräff acompanhou o secretário de Meio Ambiente, Luís Benoitt e o fiscal de obras e serviços públicos, Carlos Kayser em visita ao cacique da Aldeia Indígena Fosá, no Bairro Jardim do Cedro, Luis Alan Vaz. Na oportunidade, foi definido o local para a instalação de uma praça para as crianças que será situada ao lado da escola.
        No mesmo encontro, foi acertado o plantio de mudas de árvores nativas no pátio da comunidade. O secretário Benoitt se comprometeu em disponibilizar as mudas. O cacique disse que as crianças e as famílias irão participar do plantio.

Meio Ambiente

Vereador alerta sobre piracema 

e proibição da pesca

        O período de piracema começou no Estado no dia 1 de novembro e se estende até 31 de janeiro de 2022. Esta é a época de reprodução dos peixes e o momento exige cuidados para que seja possível manter o ciclo reprodutivo das espécies e consecutivamente o equilíbrio ambiental.
        A Polícia Ambiental realiza ações de fiscalização e identificação de pesca irregular em 37 cidades do Vale do Taquari. 
        A utilização de redes de pesca estão proibidas durante o período de defeso, porém, a pesca não está proibida. A proibição vale para todos os rios e arroios do Rio Grande do Sul. O pecador embarcado só pode pescar se tiver carteira de pescador, sem carteira, pode no barranco. Em barco que não tenha motor, o pescador pode ter caniço ou linha com até dois anzóis. O pescador embarcado em barco a motor tem que ter habilitação e carteira de pescador um equipamento de pesca para cada pessoa no barco. É permitido pescar peixes a partir de 18 centímetros e no máximo 5kg.
        Quem desrespeitar a legislação poderá ter o pescado e os equipamentos apreendidos, além de levar multa que varia de R$ 1 mil a R$ 100 mil, com acréscimo de R$ 20, por quilo de peixe encontrado.
        O jornalista e vereador Deolí Gräff chamou a atenção para este momento. “Penso que deveríamos nos conscientizar que neste período de piracema temos que evitar a pesca nos nossos rios e arroios, para que os peixes possam se reproduzir”, coloca Gräff. 

Cultura

Centro de Cultura Afro-Brasileiro de Lajeado planta árvore símbolo



    
    

        O Centro de Cultura Afro-Brasileiro de Lajeado com o apoio da Prefeitura e outras entidades promoveu, sábado (06/11), a abertura da programação do mês da Etnia Afro. O ato realizado no Jardim Botânico, consistiu no plantio de uma árvore da espécie Baobá, considerada sagrada na África. Entre as autoridades presentes esteve a vice-prefeita Gláucia Schumacher e o jornalista e vereador Deolí Gräff.
        “O plantio do Baobá tem um significado grandioso. Sempre que se planta uma árvore estamos multiplicando a vida. Quando se planta uma árvore sagrada para um povo, estamos dando amplitude aos valores espirituais, culturais e sociais da etnia Afro”, enalteceu Gräff.
Esta muda está sendo considerada o primeiro exemplar plantado no Rio Grande do Sul. Pelo menos não se tem informação da existência de uma outra árvore de Baobá no Estado.  A dificuldade de adaptação é por causa da sua pouca residência a baixas temperaturas, necessitando de proteção no inverno.
        O plantio seguiu o ritual do Candomblé, através do Babalorixá Nando. Ele deu ênfase a importância que esta religião dá ao meio ambiente. “Em função disto temos diversas árvores sagradas e uma delas é o Baobá. Queremos que ela seja nosso símbolo em Lajeado”.
        Para a presidente do Centro de Cultura Afro, Sílvia Adriana Estanislau Lima, o plantio do Baobá tem um significado especial. “Esta árvore vai representar a união de todas as pessoas da nossa etnia. Estaremos todos representados nesta árvore”, afirmou.
        Durante o mês haverá diversas atividades, até 20/11, quando vai ocorrer um dia de atividades na Praça da Matriz, em frente a Casa de Cultura, com exposições artísticas, palestras, oficinas, dança e música.
        No dia 20/11, a data que homenageia o Zumbi dos Palmares, serão comemorados os 50 anos da instituição desta data.

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Conquista

Liberado carro para 

Centro Terapêutico São Francisco

Vereador Deolí Gräff acompanhou a retirada do carro por Rozéli e Viviana

   
    

        Nesta quinta-feira, 04/11, o Centro Terapêutico São Francisco fez a retirada do veículo Fiesta Sedan do depósito judicial do Guinchos Master. Depois de uma longa tramitação, com o apoio do meu gabinete, que buscou ajuda no gabinete do senador Luis Carlos Heinze, em Brasília, o carro foi liberado para ser transferido para a instituição que atende dependentes químicos e de álcool.
        Ele estava em poder do Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD), por ter sido apreendido em 2016, em uma operação de combate ao tráfico de entorpecentes.
        “É importante observar a insistência e dedicação da assistente social do Centro Terapêutico, Viviana Silva e da presidente Rozéli Rocha Mattos. Elas foram incansáveis na busca pelo veículo, que para a entidade será muito importante para o atendimento às necessidades de deslocamento, especialmente a coleta de mantimentos e encaminhamento de documentação”, coloca o jornalista e vereador Deolí Gräff.

Legislativo

Comissão Especial finaliza revisão do 

Regimento Interno da Câmara de Lajeado

Equipe de trabalho liderada pelo vereador Deolí Gräff

        O trabalho de revisão do texto de atualização do Regimento Interno foi concluído na reunião realizada quarta-feira, 03/11. A Comissão Especial tem como presidente o jornalista e vereador Deolí Gräff (PP), secretário vereador Alex Schmitt (PP); relatora vereadora Paula Thomas (PSDB) e membros Heitor Hoppe (PP) e Márcio Dal Cin (PSDB). A avaliação, artigo por artigo, desde o início do ano, conta também com a participação do assessor jurídico da Câmara de Vereadores, advogado Gustavo Heinen.
        Para ser encaminhado à Mesa Diretora da Câmara o texto ainda vai receber a revisão ortográfica e a conferência de nomenclaturas. Após esta etapa, o presidente Isidoro Fornari colocará para análise dos vereadores. Será aberto um prazo de duas semanas para a leitura e sugestões de emendas.
        Na etapa seguinte a comissão voltará a se reunir para que as sugestões sejam incorporadas à peça que, após finalizada, deverá passar pela análise das Comissões Permanentes da Casa e por último, a votação em plenário.
        “Foram muitas reuniões e debates consistentes com o objetivo de adaptar a atual realidade da nossa Câmara de Vereadores”, afirmou Gräff. “Além da adaptação ortográfica, promovemos ajustes, como a criação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Esta atribuição será incorporada a Comissão de Justiça e Redação”.