sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Cultura

Centro de Cultura Afro-Brasileiro de Lajeado planta árvore símbolo



    
    

        O Centro de Cultura Afro-Brasileiro de Lajeado com o apoio da Prefeitura e outras entidades promoveu, sábado (06/11), a abertura da programação do mês da Etnia Afro. O ato realizado no Jardim Botânico, consistiu no plantio de uma árvore da espécie Baobá, considerada sagrada na África. Entre as autoridades presentes esteve a vice-prefeita Gláucia Schumacher e o jornalista e vereador Deolí Gräff.
        “O plantio do Baobá tem um significado grandioso. Sempre que se planta uma árvore estamos multiplicando a vida. Quando se planta uma árvore sagrada para um povo, estamos dando amplitude aos valores espirituais, culturais e sociais da etnia Afro”, enalteceu Gräff.
Esta muda está sendo considerada o primeiro exemplar plantado no Rio Grande do Sul. Pelo menos não se tem informação da existência de uma outra árvore de Baobá no Estado.  A dificuldade de adaptação é por causa da sua pouca residência a baixas temperaturas, necessitando de proteção no inverno.
        O plantio seguiu o ritual do Candomblé, através do Babalorixá Nando. Ele deu ênfase a importância que esta religião dá ao meio ambiente. “Em função disto temos diversas árvores sagradas e uma delas é o Baobá. Queremos que ela seja nosso símbolo em Lajeado”.
        Para a presidente do Centro de Cultura Afro, Sílvia Adriana Estanislau Lima, o plantio do Baobá tem um significado especial. “Esta árvore vai representar a união de todas as pessoas da nossa etnia. Estaremos todos representados nesta árvore”, afirmou.
        Durante o mês haverá diversas atividades, até 20/11, quando vai ocorrer um dia de atividades na Praça da Matriz, em frente a Casa de Cultura, com exposições artísticas, palestras, oficinas, dança e música.
        No dia 20/11, a data que homenageia o Zumbi dos Palmares, serão comemorados os 50 anos da instituição desta data.

Um comentário:

  1. Muito obrigada por ter estado conosco prestigiando este evento marcante e importante para os negros de Lajeado. Parabéns, artigo muito bem escrito e esclatecedor!

    ResponderExcluir