sexta-feira, 2 de julho de 2021

Teste do Pezinho

Exame vai identificar até 53 doenças


        O Teste do Pezinho, é um exame obrigatório e preventivo, que pode diagnosticar doenças genéticas e metabólicas em recém nascidos. Recentemente, o Governo Federal sancionou a lei que amplia o número de patologias rastreadas pelo exame - aumentando de seis para 14 grupos que podem identificar até 53 tipos diferentes de doenças raras e condições especiais de saúde.

        O teste do pezinho deve ser realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém nascido, através de amostra de sangue coletada do calcanhar do bebê.

        O exame está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também na rede privada de saúde. O teste do pezinho é de extrema importância principalmente no diagnóstico precoce de doenças que inicialmente são assintomáticas e sem quadro clínico compatível no início da vida. Quando recebem uma intervenção precoce podem ser minimizadas ou até mesmo totalmente evitadas.

        Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 2,4 milhões de bebês fizeram o teste nos últimos três anos pelo SUS. No Rio Grande do Sul, o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) sedia o Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) do Estado. Em 20 anos de atuação, foram diagnosticadas 2.198 crianças com doenças raras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário