sexta-feira, 27 de agosto de 2021

SEMANA FARROUPILHA

Dona “Nena” será a 

Patrona dos festejos farroupilha

      

Dona Nena recebe homenagem no CTG Bento Gonçalves, em 2013


        A primeira 1ª Prenda do CTG Bento Gonçalves, em 1955, Nelsy Cattoi Conte, a dona “Nena” será a Patrona dos festejos farroupilha de Lajeado, este ano, escolhida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

        A Semana Farroupilha será de 14 a 20 de setembro, com acampamento no Parque dos Dick. Para o jornalista e vereador Deolí Gräff, a escolha é acertada e justa, pois ela contribui para nossa cultura e também no serviço social.

Melhor Idade

Parceria entre Univates e HBB cria 

Centro de Cuidado aos Idosos

Entre duas metas a defesa de mais atenção e atendimento a pessoas da terceira idade


        A Univates realizou durante esta semana o evento Crie Smart Cities. “Uma iniciativa louvável que está buscando transformar Lajeado em Cidade Inteligente. Um debate oportuno e construtivo”, coloca o jornalista e vereador Deolí Gräff.
        Entre os diversos conteúdos em debate, saliento a parceria firmada entre a Univates e o Hospital Bruno Born para criar o Centro de Cuidado aos Idosos. Neste espaço deverá ser oferecido atendimento integral para as pessoas da terceira idade.
        Lajeado possui em torno de 8 a 10% da população formada por pessoas da terceira idade. Considerando que o município tem pouco mais de 80 mil habitantes, temos em torno de 8 mil idosos, o que é um contingente muito grande de pessoas que necessitam de atenção especial de forma urgente.

Evento

Conferência Municipal de Assistência Social

Deolí Gräff e Régis Kunrath, presidente da Apae

    

        Ocorreu no dia 25 de agosto, no auditório da Apae Lajeado, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Lajeado. Na oportunidade, o jornalista e vereador Deolí Gräff representou a Câmara de Vereadores de Lajeado. 
        O evento iniciou às 13h com o credenciamento e estendeu-se até às 16h30min, com eleição de delegados à Conferência Estadual, discussão e deliberação de propostas para o setor. O principal momento da conferência, foi a palestra magna com o tema "Assistência social: direito do povo e dever do Estado, com Financiamento Público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social". 
        "É muito importante discutirmos o assuntos e buscarmos melhorias nesta área assistencial", coloca Gräff.  


Melhoria

Lajeado terá nova unidade do Sest/Senat

        O Vale do Taquari tem se tornado uma referência em Logística de transporte no Estado do Rio Grande do Sul. E para melhor atender toda a demanda de motoristas e demais profissionais da estrada, o município de Lajeado vai ceder uma área para a construção da nova sede do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Trata-se de um terreno na Avenida dos Ipês. 
        O município de Lajeado vai ceder uma área e também a terraplanagem do terreno de 95x85m (8.075m2). A unidade será equipada para atendimentos de saúde nas áreas de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição, além de ações de esporte e lazer e cursos para o desenvolvimento profissional dos motoristas e familiares.
        Diretor Comercial da Tomasi Logística, Vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do RS (Setcergs) e Diretor Efetivo da Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no RS (Fetransul), Diego Tomasi participa ativamente das negociações para a implantação da nova unidade do Sest/Senat.  A luta é a busca por mais qualidade de vida para todos os profissionais envolvidos no setor de transporte.
        A unidade existente no Posto do Arco no município de Lajeado foi inaugurada em 2006. Oferece dois serviços em saúde (odontologia e fisioterapia). No último ano foram prestados 6,5 mil atendimentos, incluindo cursos e qualificações para motoristas. A nova estrutura deverá ter capacidade para mais de 12 mil atendimentos ao ano, todos gratuitos e com auxílio de um simulador de trânsito de última geração.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Encontro

 Alivat realiza reunião de diretoria

  
    

        Ocorreu nesta sexta-feira (20/08), a reunião da diretoria da Academia Literária do Vale do Taquari – Alivat.
        A reunião foi conduzida pelo presidente Deolí Gräff. Na oportunidade ficou definido o retorno das atividades presenciais da entidade. Será no dia 03 de setembro, com o Colóquio Literário.
        No encontro também foi definida a participação da Academia na Feira do Livro de Lajeado, que ocorre de 13 a 17 de outubro.

Aniversário

O Clube Tiro e Caça (CTC) comemora 

hoje 105 anos de fundação



        O CTC é o sucessor do antigo Clube Tiro de Guerra 236, extinto em 5 de janeiro de 1946. A data de fundação do clube é 20 de agosto de 1916. O nome Tiro e Caça é devido ao antigo clube ser uma das referências no Estado para a prática do tiro ao alvo.
Atualmente, o CTC possui sua sede central, na Rua Saldanha Marinho, nº 15, no Bairro Hidráulica em Lajeado/RS.
        Na sede central estão localizados os seis salões de eventos: Social, Panorâmico, Floresta, Corticeiras, Bosque e Rústico. A estrutura também conta com três campos de minifutebol com gramado sintético; sete quadras de tênis (duas cobertas); complexo de bocha com duas quadras e um espaço gourmet; academia de musculação; salas de ginástica e cartas; complexo de piscinas; quadra de areia e poliesportiva; pista de caminhada; estacionamento interno; além de uma grande área verde preservada bem no centro da cidade.
        Parabéns e vida longa ao CTC.

Inovação

 Acil e Pro_Move promovem reunião-almoço

O jornalista e vereador Deolí Gräff participou do evento

        Em reunião-almoço promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Pro_Move Lajeado, nesta quinta-feira (19), o convidado de honra foi o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), Jorge Audy, que abordou os ambientes de Inovação e sua relação com desenvolvimento local.
O professor destacou que o futuro será da cooperação dos negócios e não da competição e deu o exemplo de Medellín, na Colômbia. “Medellín é o melhor case da América Latina, uma cidade que passou da mais violentas do mundo, para uma das maiores referências de indústrias criativas. É a colaboração de universidade, governo, e sociedade civil organizada”, enfatiza.
        Ainda falando em cooperação, Audy fez menção a três pontos importantes para a construção do futuro. “Para sermos protagonistas do futuro que queremos chegar, existem três fatores: precisamos de pessoas; de uma visão de futuro e, acima de tudo, liderança. Precisamos de liderança em cada uma das quatro hélices: liderança política, empresarial, acadêmica e liderança da sociedade civil”, comenta.
        O palestrante ainda disse que todo o processo de inovação apresenta crescimento exponencial. Para ele, o desafio do Pro_Move é transformar Lajeado em uma sociedade de inovação, pois cada vez mais os processos inovadores mostram-se indispensáveis para todos os negócios.
        O jornalista e vereador Deolí Gräff esteve presente. “É importante estarmos por dentro das tendências em inovação”.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Tradicionalismo

Semana Farroupilha 

iniciará no Cristo Protetor

        

        A 24ª Região Tradicionalista vai abrir os festejos da Semana Farroupilha, dia 04 de setembro, às 11h, com a cerimônia de acendimento da Chama Crioula no Cristo Protetor em Encantado.
         O tema será “Caminhos de Anita”.  As Patroas dos festejos Farroupilhas da 24ª RT serão:  Luce Carmen Mayer por ser a primeira mulher ao cargo de coordenadora da 24ª RT; Adriane Zanotelli Patroa do CTG Giussepe Garibaldi; Valéria Maria Bertamoni, GAN Anita Garibaldi e Pamela da Rosa, patroa do DTG Guardiões do Rio Grande.
        Assim a 24ª RT mostra a força da mulher gaúcha, as quais são verdadeiras Anitas no dia a dia de suas entidades.

Cuidado aos animais

Lajeado inaugura cartório para reforçar combate aos crimes ambientais


    
    

        Com o “Selo da Delegacia Amiga dos Animais”, a Delegacia de Polícia (DP) de Lajeado inaugurou ontem, 17/08, o Cartório Especializado no Combate aos Crimes Ambientais. A solenidade contou com a presença do diretor do Departamento de Polícia do Interior, Heraldo Guerreiro; da delegada regional de Lajeado, Shana Hartz; e do delegado da Delegacia de Lajeado, Márcio de Abreu Moreno.
        O jornalista e vereador Deolí Gräff prestigiou o evento. “Considero uma importante conquista. Os animais, como cães e gatos, fazem parte de nossas casas. Precisamos coibir todo tipo de maus tratos”.
        A repartição instalada no local fica sob a responsabilidade de Moreno. Será fundamental para a atenção e direcionamento das ações policiais no combate aos crimes contra a fauna e a flora e os maus tratos a animais de estimação.
        A parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado, institui um canal único para envio de denúncias, que serão verificadas conjuntamente.
        A instalação do cartório conta com o apoio do Ministério Público, Conselho do Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente e grupos de proteção aos animais.

Comemoração

Tia Chica completa 30 anos 

da edição de primeiro livro

Alivat prestigiou a homenagem: presidente Deolí Graff, Beatriz Chemin, 

Nara Knaak e Marcos Kreutz com a Tia Chica ao centro


Kelen Giongo, coordenadora da Biblioteca Pública com a homenageada e o vereador Deolí Gräff


A Editora "D", de Deolí Gräff , editou a primeira obra da escritora

    
    

        Na segunda-feira, (16/08), a escritora Ana Cecília Togni foi homenageada na Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan. Ela completou 30 anos da edição do primeiro livro de histórias infantis, “Histórias da Tia Chica”.
        O evento contou com a presença do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel; do vereador e presidente da Academia Literária do Vale do Taquari - Alivat, Deolí Gräff, de colegas da Academia, Beatriz Chemin, Nara Knaak e Marcos Kreutz e amigos da biblioteca. Tia Chica ficou emocionada e contou como foi o processo de edição da sua primeira obra.
        “Parabenizamos a Tia Chica por este importante momento. Ela faz parte do patrimônio cultural de Lajeado por todo seu envolvimento com a cultura, a educação e voluntariado”, enalteceu o jornalista e vereador Deolí Gräff. 

MEIs

Aumenta para R$ 130 mil o limite de faturamento das MEIs

        O Senado aprovou na última semana projeto de lei complementar que aumenta para R$ 130 mil a receita bruta anual permitida para o enquadramento como microempreendedor individual (MEI). Atualmente, o limite de faturamento do MEI é de até R$ 81 mil. O texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados. A proposta amplia de um para dois o número de empregados que podem ser contratados pelo microempreendedor.
        Esta é uma reivindicação que o vereador Deolí Gräff fez junto a Casa Legislativa e encaminhada para o senador Luis Carlos Heinze e ao deputado federal Pedro Westphalen.

Evento

Dia do Patrimônio Histórico comemorado 

com "Passos Culturais"

        






        Ontem, 17/08, foi o Dia do Patrimônio Histórico. A data foi comemorada em Lajeado no sábado (14/08) com um passeio pelo centro histórico da cidade.
        “A caminhada certamente vai se tornar em um evento turístico na nossa cidade. Preciso destacar o empenho e a dedicação da coordenadora da Casa de Cultura Ana Paula Labres, e da coordenadora do setorial do Patrimonio Histórico Fernanda Thomas e da Leticia Oliveira de Oliveira”, coloca o jornalista e vereador Deolí Gräff.
        Gräff manifesta grande preocupação com a preservação do patrimônio histórico de documentos, da nossa cultura e dos prédios antigos que contam a histórica arquitetônica. Com este objetivo encaminhou Requerimento, na sessão de ontem (17/08) solicitando a Secretaria do Planejamento, a viabilidade de fazer a revisão do Inventário do Patrimônio histórico e arquitetônico de Lajeado.
        Também solicitou a Seplan sobre a existência de um programa de preservação dos prédios antigos, especialmente no sentido de existir algum incentivo público aos proprietários dos imóveis. 

Casa de Cultura de Lajeado

Aniversário de 30 anos 

será celebrado com live

        

        A próxima sexta-feira, 20/08, será marcada pelo aniversário dos 30 anos da Casa de Cultura de Lajeado, espaço que guarda as memórias e conta a história do município. Com o objetivo de celebrar a data, a Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com a Associação Folclórica Latinoamericana (AFLA), irão realizar uma live sobre intercâmbio cultural e musical. A comunidade poderá acompanhar a live pelo Facebook da Secel.
        A live contará com apresentações artísticas de representantes da Bolívia, Equador, Paraguai, Panamá, Uruguai e Portugal que integram a Associação Folclórica Latinoamericana (AFLA), bem como dos alunos das oficinas de musicalização da Casa de Cultura, que farão uma apresentação das músicas "Querência Amada”, “9ª Sinfonia”, “Asa Branca”, “The Lion Sleep Tonight” e “Vira Virou”. 
        Segundo a coordenadora da Casa de Cultura, Ana Paula Vieira Labres, o objetivo das apresentações é mostrar que a cultura não tem fronteiras. “Será um momento de homenagear os músicos de diferentes países e também os alunos das nossas oficinas de música, um verdadeiro intercâmbio cultural”, explicou Ana. 
        Os alunos da musicalização estão se preparando há semanas para o aniversário. Para o professor das oficinas, Tiago Kreutz, o mais importante é mostrar a grandiosidade do mundo musical às crianças.
         Além das apresentações, a live contará com a participação do prefeito, Marcelo Caumo, do secretário da Secel, Carlos Reckziegel, e do presidente da AFLA, Osvaldo Paredes. 


 
        História da Casa de Cultura
        A Casa de Cultura foi idealizada pelo intendente Julio May, que governou Lajeado de 1895 a 1902, a sua primeira planta teve que ser substituída por outra, a fim de diminuir os custos da obra. Entre suas dependências, estavam o Gabinete da Intendência, a Secretaria, a Tesouraria, a Sala da Câmara de Vereadores, o Quartel e a Cadeia Municipal. O local também abrigava o Fórum da Comarca do Alto Taquari, sendo a parte de cima do prédio utilizada como o Tribunal, Arquivo Histórico Municipal e o Almoxarifado.
        Em 1984, o prédio foi tombado pelo seu valor histórico e arquitetônico, de acordo com o Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, e em 1991, passou a ser a Casa de Cultura de Lajeado. 
        Na Casa são organizadas exposições de arte, atendimento ao público, promoções de eventos, cursos diversos, entre outras atividades, com a proposta de fornecer a integração da comunidade com a cultura.

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Personagem da História

Os vereadores Deolí Gräff e Paula Thomas propuseram uma homenagem a HELMUTH ALFREDO THOMAS, através do projeto de denominação de rua localizada no Loteamento Kuffel, Bairro Universitário, Lajeado/RS.
A proposição foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores. "A denominação é uma justa homenagem a alguém que teve intenso envolvimento comunitário", coloca o vereador Deolí Gräff.

Conheça um pouco da vida do Personagem da História: 

        HELMUTH ALFREDO THOMAS nasceu em 11 de abril de 1920, filho homem mais novo do casamento de Catharina Federhen com José Thomas. Helmuth foi o sétimo filho do casal.

        Foi casado com Acella Maria Weber e, em abril de 1942, veio a Lajeado para exercer suas funções junto ao Cartório de Registro Civil, que tinha como titular Dolores Reckziegel.

        Em 1945, tendo adquirido bastante prática e a convite do Dr. Nilo Ruschel, escrivão distrital de Gramado (RS) candidatou-se a uma vaga de ajudante substituto, tendo sido aprovado. Já com três filhas, Tânia Maria, Rejane Maria e Eliane Maria, fez concurso para escrivão distrital para Santa Cristina do Pinhal obtendo a melhor classificação. O seu terceiro concurso, ele o fez para a vaga de Encantado, obtendo mais uma vez o primeiro lugar. 

        Em Encantado também respondia pelo Serviço da Junta Militar. Fixou residência nessa cidade até obter o primeiro lugar em Lajeado. Assumiu essa vaga em 1956. O Cartório Thomas, de Lajeado, foi duas vezes designado com o Melhor Cartório do RS, pela Corregedoria Geral do Estado.

        Na vida comunitária, Helmuth Alfredo Thomas dedicou-se muito a diretorias de igreja, ao Canto Coral Santa Cecília de Lajeado e foi integrante do Movimento Familiar Cristão e dos grupos de Cursilho, da Igreja Católica Santo Inácio. Era religioso, tendo sido colaborador dedicado nas promoções religiosas e sociais da Igreja Católica de Lajeado. Chegou a comprar um vitrô inteiro em uma das janelas laterais na então nova igreja matriz reconstruída após o incêndio.

        Ele também participou de muitas diretorias no então Clube Recreativo, quando a sede ainda era no Centro de Lajeado. Foi diversas vezes diretor social desse clube. Participou como sócio do Clube Esportivo Lajeadense. Seu esporte preferido foi o Bolão no Clube Esportivo Lajeadense.

        Foi uma luta árdua, longa mas feliz com seu desfecho: a aposentadoria, que foi a coroação de muitos êxitos. Faleceu em 19 de abril de 1999, após uma luta contra o câncer. Louva-se seu espírito de busca, muito estudo, sua coragem e fidelidade aos patrões que o ajudaram a conquistar o seu próprio cartório, em 1970, após um desempenho louvável e premiado muitas vezes pelo Colégio Notarial do RS. 

Cultura alemã

O futuro do Parque Histórico de Lajeado





        Lajeado está criando estratégias integradas entre poderes público e privado para oportunizar a retomada do turismo, pós pandemia.
        Uma das iniciativas apresentadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, é buscar a privatização da administração do Parque Histórico de Lajeado. Um local que nasceu com o objetivo de valorizar e manter as características da colonização alemã, especialmente nos prédios em estilo arquitetônico enxaimel.
        “Apoio muito a ideia, pois acredito que seja a melhor forma de retomada da atratividade do parque para o turismo. Precisamos manter esse espaço tão importante para nossa cultura, em condições de receber os visitantes”, observou o jornalista e vereador Deolí Gräff.  

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Da imprensa


O jornalista Márcio Souza despediu-se do jornal O Informativo do Vale para atender a um convite e trabalhar na redação do jornal Gazeta do Sul, em Santa Cruz do Sul.
“Desejo prosperidade e vida longa ao jornal O Informativo”, disse Márcio em sua despedida.

Ao colega de profissão, desejos de sucesso!

Digitalização de documentos

Gräff apoia requerimento do vereador Ranzi

        Através do Requerimento 1064/2021, o vereador Carlos Eduardo Ranzi solicitou a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, a transcrição dos Projetos de Lei anteriores a 2012, não constantes no site da Câmara de Vereadores. Ele justificou a solicitação porque até 2012 os projetos eram arquivados em papel. Com a digitalização eles poderão ser disponibilizados por meio eletrônico no site do Poder Legislativo. Ranzi citou especialmente os projetos relacionados as denominações de ruas e outros logradouros públicos.
        O jornalista e vereador Deolí Gräff solicitou Destaque ao requerimento. “O meu objetivo é reforçar a solicitação do colega Ranzi e a importância em disponibilizar os projetos em meio eletrônico”.
        Gräff também solicitou apoio dos vereadores para que seja encontrada alternativa para o município assumir o Laboratório de Pesquisa do professor José Alfredo Schierhlot. Citou que Schierholt fez a pesquisa de mais de 1500 nomes de ruas e estão disponíveis em forma de Dicionário. “É um trabalho extraordinário que precisa ser municipalizado e disponibilizado para a população poder pesquisar e conferir os significados e as homenagens nos nomes das ruas e avenidas da cidade”.

Língua Italiana

Língua Talian ganha livro de gramática

Luiz Radaelli participou da elaboração do livro

 
    

        A língua Talian, reconhecida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Língua de Referência Nacional e segunda língua mais falada no Brasil, passou a ter livro de gramática. 

        Um grupo de escritores/estudiosos reuniu e escreveu as regras gramaticais contemplando os diferentes falares dos imigrantes italianos e assim padronizar a escrita e o falar. 

        Um dos intelectuais que auxiliou na elaboração da gramática foi o diretor da rádio Brasil Talian, aqui de Lajeado, Luiz Radaelli.  "É uma honra ter entre nós um estudioso da língua Talian", coloca o jornalista e vereador Deolí Gräff. Através dele saúdo toda comunidade italiana presente no município de Lajeado, finaliza Gräff.

Pessoa com Deficiência

Aprovada criação do Conselho dos Deficientes

        A Câmara de Vereadores aprovou a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na sessão de terça-feira, 10/08.
        O conselho, em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, será o apoio às organizações da sociedade civil de atendimento a pessoa com deficiência: Apae, Asla, Apadev e Adefil. 
        Desta forma, irá tratar da política dos direitos da pessoa com deficiência, através de  um espaço de participação democrática para realizar ações de acompanhamento, monitoramento, avaliação e fiscalização das políticas destinadas à pessoa com deficiência, por meio da articulação e diálogo com as demais instâncias de controle social e os gestores da administração pública direta e indireta.

Evento

Secel convida para caminhada 

no centro histórico de Lajeado

Durante a visita Deolí também entregou um exemplar do Almanaque do Deolí Gräff

  
    

        No próximo sábado, dia 14, para marcar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer em parceria com o Setorial do Patrimônio Histórico e do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do RS, vai promover o evento Passos Culturais para mostrar para a comunidade a história, a cultura e o patrimônio arquitetônico de prédios do entorno da Praça Marechal Floriano/Praça da Matriz.
        Conforme o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Rodrigo Reckziegel, a iniciativa visa a valorização do patrimônio arquitetônico.
        A comunidade está convidada a integrar este movimento, em especial na programação no Centro Histórico no sábado, às 9h, em frente a Casa de Cultura de onde os participantes sairão em passeio guiado para contemplar prédios antigos situados no entorno da Praça, terminando no coreto com um sarau musical, literário e roda de conversa.
        Recentemente o vereador Deolí Gräff esteve reunido com o secretário Carlos Reckziegel. Na oportunidade trataram de diversos temas ligados a cultura e ao patrimônio histórico do município.
 
REVITALIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO
        A propósito do Passeio para apreciar os prédios antigos, o jornalista e vereador Deolí Gräff, lança o desafio da revitalização do Centro Histórico de Lajeado. Ele cita como exemplo o projeto da Prefeitura de Porto Alegre que vai restaurar os espaços que compõem o Centro Histórico da Capital.
        Gräff sugere que seja feito um projeto amplo para abranger prédios, ruas e espaços públicos nas áreas de Infraestrutura, Mobilidade, Segurança e de Turismo. A ideia é fazer as pessoas virem para passear no centro histórico.

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Hospital Bruno Born

Vereador Deolí Gräff participa da solenidade 

de entrega da primeira parte 

da reforma da Emergência do HBB

Nosso registro com Marcos Frank, vice-presidente e João Batista Gravina, presidente do HBB

        Em solenidade realizada quinta-feira, 05/08, o Hospital Bruno Born (HBB) fez a entrega da primeira parte da reforma do novo setor de Emergência. Estiveram presentes como convidados o prefeito Marcelo Caumo, o secretário municipal da Saúde, Cláudio Klein, vereadores, além de membros da diretoria e funcionários do hospital. O jornalista e vereador Deolí Gräff prestigiou o evento e destacou a grandiosidade e a importância do setor de Emergência. “É mais um importante passo que o HBB está dando para a sua modernização e poder oferecer um atendimento cada vez melhor aos pacientes”, afirmou Gräff.
        Com investimento de R$ 850 mil, a obra está sendo executada em parceria com a Administração Municipal de Lajeado e conta com apoio de parceiros locais: como a Construtora Zagonel, que doou os pisos e a Obra Materiais de Construção, que doou a argamassa necessária. Equipamentos que foram adquiridos pela Prefeitura durante os primeiros meses de combate à pandemia, como respiradores, equipamentos de alto fluxo e camas, serão acrescentados aos novos espaços. O trabalho de revitalização foi iniciado em novembro de 2020, deve durar mais quatro meses.
        O presidente do HBB, João Batista Gravina, agradeceu o apoio da comunidade e das empresas locais. Reforçou que todo o dinheiro que entra para o hospital – que é filantrópico – é reinvestido na instituição, e observou que, com as melhorias, o atendimento à população será qualificado.
        O prefeito Marcelo Caumo elogiou a preocupação do HBB em se modernizar e poder oferecer um atendimento sempre mais qualificado. “O objetivo de todo este investimento é salvar vidas”, afirmou Caumo.
        Conforme o Diretor Executivo da instituição, Cristiano Dickel, a área total reformulada é de 792 m². Nesta primeira parte dos trabalhos passaram por melhorias o espaço de atendimento com triagem, os consultórios médicos e a sala de gesso, e foram criados uma sala com leito de isolamento, sala com três leitos de psiquiatria e um ambiente isolado para o atendimento infantil – este último equipado como uma UTI Pediátrica.
        Também foi disponibilizada uma área de monitoramento que terá a capacidade de acessar cem câmeras espalhadas pela estrutura do HBB. A saída do morgue – de pacientes que foram a óbito – não será mais pelo acesso dos pacientes, mas sim pela parte do antigo prédio do Hospital São Roque. Por fim, foi readequado o acesso das ambulâncias, que agora comporta dois veículos por vez.
        As obras da segunda parte da reforma devem iniciar nos próximos dias. Passarão por readequações, ou serão criadas, a sala de observação, que terá dez leitos; a sala de pacientes críticos – que receberá sete leitos de UTI; e duas salas de intervenção, que funcionarão como blocos cirúrgicos para casos de atendimento imediato.

Aniversário

Parabéns, Schumacher!

        O jornalista e vereador Deolí Gräff visitou o ex-prefeito e amigo Cláudio Pedro Schumacher no dia do seu aniversário, 04/08. Além de cumprimentá-lo pela passagem do seu aniversário de 82 anos, entregou um exemplar do ALMANAQUE DO DEOLÍ GRÄFF. “Aproveitei a oportunidade para agradecer todo o apoio que sempre recebi dele”.

Empresa familiar

Prefeito Marcelo Caumo e vereador Deolí Gräff visitam Finopel/BrilhaSul



        Na companhia do prefeito Marcelo Caumo, visitamos a Finopel/BrilhaSul. Fomos recebidos pelo diretor Gilberto Scheibler, esposa Mara e filhos Diego e Fernanda, que também integram a direção da empesa.
        Na oportunidade conversamos sobre a atual realidade da empresa, que está em franca expansão. Gilberto falou dos projetos futuros da empresa.
 “A empresa pode contar com nosso apoio incondicional para continuar crescendo”, disse o prefeito.
        O vereador Deolí Gräff elogiou a seriedade com que a empresa é administrada pela família Scheibler. “Um exemplo onde a administração familiar dá certo”.

Visita

Sicredi, um banco em ascensão 

Deolí foi recebido por Adilson Metz e Graziela Bogorni

        No dia 04/08 o jornalista e vereador Deolí Gräff visitou a direção do Sicredi Integração RS/MG em sua sede no Bairro São Cristóvão. Ele foi recebido pelo presidente Adilson Metz e pela diretora executiva Graziela Reis Bogorni.
        Metz fez um relato das ações do banco a curto prazo e as projeções para o futuro. Ele observou que o Sicredi Integração recebe, em média, por mês, em torno de 800 novos associados.
        “O que se observa é que o banco Sicredi está em ascensão”, disse Deolí Gräff. Ele elogiou o Fundo Filantrópico, que distribuiu R$ 650 mil para 144 entidades assistenciais. “É uma valor relevante e vai fazer muita diferença para quem recebe”, afirmou o vereador.

Saúde

Vereador Deolí Gräff elogia 

Centro Terapêutico São Francisco

Deolí com a responsável técnica Viviana da Silva e a presidente Rozéli Rocha Mattos

        O jornalista e vereador Deolí Gräff realizou visita ao Centro Terapêutico São Francisco que presta serviço de atendimento a pessoas dependentes químicos e álcool. Ele foi recebido pela presidente Rozéli Rocha Mattos e a responsável técnica Viviana da Silva. Localizado no Bairro Imigrante, em Lajeado a casa/lar oferece atendimento exemplar aos internos nas áreas: psicológica. Social, espiritual, além de oferecer alternativas de trabalho, como artesanato, horta, manutenção do jardim, cozinha e outras.
        Gräff elogiou a excelente gestão realizada pela diretoria da entidade. “O que se observa é que o Centro Terapêutico presta serviço eficiente e muito humano para as pessoas internadas”. Ele observou que, mesmo lutando para manter a entidade com poucos recursos, percebe-se que aplica bem cada centavo”.
        O trabalho do Centro Terapêutico São Francisco pode ser conferido no link: https://www.facebook.com/ctsaofranciscolajeadors
O telefone de contato é o 99597-5713.

História de Lajeado

Vereador defende a municipalização do Laboratório de Pesquisa do Schierholt

        O jornalista e vereador Deolí Gräff defende a municipalização do acervo do Laboratório de Pesquisas do historiador José Alfredo Schierholt. Ele levantou o assunto na sessão da Câmara de Vereadores do dia 02/08. “Quero trazer para esta casa um assunto relacionado a história do município e de todo Vale do Taquari. Manifesto minha preocupação sobre o destino do acervo do Laboratório de Pesquisa do historiador José Alfredo Schierholt”.
        Ele está com 86 anos de idade e precisamos encontrar um destino para os documentos e os textos de pesquisa. O próprio Schierholt reconhece que sua idade já não permite acompanhar a evolução dos meios de comunicação e está preocupado com a preservação do acervo.
        Gräff disse que já levou o assunto ao Secretário Municipal de Cultura Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel. “Ele prometeu se empenhar em buscar uma alternativa para municipalizar o acervo e disponibilizar para o público”, afirmou o vereador.
Para ilustrar minha preocupação, o professor Schierholt elaborou o Dicionário de LAJEADO, projeto iniciado em junho de 1976 e conta com mais de 1.500 verbetes de registros de nomes de História, Geografia, Genealogia, Economia e outros temas.
Ele possui também o Dicionário dos Escritores, que também deve ter em torno de 500 nomes, entre escritores vivos e falecidos. 
        Schierholt fez um levantamento e elencou todas as denominações de ruas e logradouros púbicos existentes na Cidade de Lajeado, num total de 1.175 nomes com as biografias, número da lei e outras informações.
        “Este acervo é muito valiosos e precisa ser preservado e guardado em local seguro, a disposição do público”, declarou Gräff.

Celebração

Semana Nacional da Família 

será de 8 a 17 de agosto

        Por iniciativa da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) será realizado de 8 a 17 de agosto a Semana Nacional da Família de 2021. O tema escolhido para esta edição é: “Alegria do amor na família”.
        No contexto do Mês Vocacional, celebrado em agosto pela Igreja no Brasil, convida para refletir sobre a família.
        O bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, dom Oloísio Dilli, considera “a família o local da iniciação cristã, o santuário da vida”.
        Respeitamos as diferentes definições de família. O importante é celebrar o amor, a unidade e a harmonia de ter um lar, que podemos chamar de “Este é meu lugar”.

Cultura

 Livro do Borscheidt conta a trajetória de vida

        O jornalista e vereador Deolí Gräff registrou na sessão da Câmara de Vereadores do dia 03/08, o lançamento do livro do escritor João Célio Bourscheidt, 65 anos, morador de Conventos desde 1981. Ele é natural de Nova Santa Cruz, Santa Clara do Sul, casado com Merci e pai de dois filhos: Henrique e Diego. Sua profissão: técnico agrícola.
        No livro ele faz um relato, com fotos, das suas experiências de vida. Um belo exemplo, em que João Borscheidt deixa registrado, especialmente com a sua atividade no cuidado com animais e o cultivo de alimentos nas hortas e pomares.
        A edição do livro é da Editora do Grupo A Hora. Trabalho bem elaborado e muito profissional. A coordenação é da Lisiane Silva e a diagramação de Fábio Costa. A revisão de texto é do filho Henrique Borscheidt.

Meio ambiente

Palometas estão invadindo o Rio Taquari

        “Quero manifestar meu apoio a Emater/RS-Ascar que vai se aliar ao IBAMA para monitorar e controlar a invasão do peixe Palometa ou piranha, nos rios da bacia do Jacuí, do qual faz parte o Rio Taquari. Será um desastre ambiental se isto vier a se confirmar”, afirmou o vereador Deolí Gräff na sessão da Câmara do dia 02/08.
        Um dos coordenadores deste trabalho será o zootecnista da Emater João Sampaio, considerado uma das maiores autoridades em piscicultura no Estado.
        O dourado é um dos predadores naturais das palometas nos rios. “A ação de pescadores inescrupulosos 'limparam' o Jacuí e o Taquari, pescando dourado de qualquer tamanho. A consequência está aí, a proliferação das palometas, peixe carnívoro, que devora outros peixes e ataca até humanos”, criticou Gräff.
        Ele disse que nos anos 90 um mutirão repovoou o rio Taquari com alevinos de Dourado. Eles cresceram e dominaram as palometas. Mas pescadores ‘criminosos’ extinguiram o peixe Dourado. Se não houver uma nova ação ambiental de repovoamento, e, principalmente, consciência de pescadores, vai ser difícil controlar a invasão da palometa.
        Deolí Gräff fez um convite para duas entidades que poderão dar importante contribuição: a Fundação Pró-Rio Taquari e o Grupo de Arte Nativa Costeiros do Rio Taquari. “Estas duas entidades poderiam liderar campanha de povoamento do Rio Taquari com o peixe Dourado”. O vereador também alertou a Brigada Militar, para que, através da Patrulha Ambiental intensifique a fiscalização nos pescadores do Rio Taquari para coibir a pesca do peixe Dourado.
        “Lanço a proposta dos pescadores ficarem um ano sem pescar no Rio Taquari para dar condições aos peixes nativos se multiplicarem”, recomendou Gräff. Precisamos agir com urgência para combater e impedir a proliferação da palometa no Rio Taquari.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Fazer o bem

Fundo Filantrópico da Sicredi Integração RS/MG contempla 144 entidades

Primeiro encontro na agência Lajeado-Centro ocorreu na sexta-feira


Dorli Maria Diehl representou a Fundef, de Lajeado

        Os mais de R$ 650 mil reservados pela Sicredi Integração RS/MG para o Fundo Filantrópico já têm destino definido. A cooperativa contemplou 144 entidades neste ano, cujo repasse dos recursos iniciou na última semana através de entregas simbólicas em cada agência da regional, as quais tem reunido pequenos grupos de representantes das instituições beneficiadas para evitar aglomerações.
        A agência Lajeado - Centro realizou o primeiro de seus dois encontros no dia 23/07, quando convidou gestores de 13 entidades favorecidas para uma confraternização. Na ocasião, o gerente Paulo Wickert comentou sobre o grande número de inscritos no pleito e a necessidade de se priorizar os projetos relacionados à educação, saúde e segurança. “É uma escolha complexa. A gente tentou ser o mais justo possível. É uma pena que não conseguimos atender a todos na integralidade, mas o valor que foi doado já é relevante e vai fazer muita diferença pra quem recebeu”, declarou.
        Entre os beneficiados na agência do Centro está a Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef), que em sua proposta solicitou auxílio para melhorias na sala de espera da nova sede da instituição. Segundo a gerente administrativa Dorli Maria Diehl, o local recebe atualmente, em média, 120 pacientes por dia, número que sobe para 250 quando somados seus acompanhantes. Por se tratar de crianças e idosos que necessitam de várias consultas e que muitas vezes enfrentam uma longa viagem até a cidade, a sala de espera é um espaço de descanso e distração, que até o momento não conta com a estrutura ideal para esse fim. Assim, o projeto envolve a aquisição de televisor para a área interna e brinquedos e móveis para parte externa, onde inclusive será possível desenvolver atividades lúdicas com os pequenos que estão em tratamento. “Desta vez a gente pensou muito nos nossos pacientes e em garantir que a estadia deles na Fundef seja mais acolhedora e que passe mais rápido. Queremos alegrar esse espaço que por si só já é bem pesado “, explica Dorli. 
        Citando projetos já beneficiados nos anos anteriores, ela avalia o impacto dos recursos do Fundo Filantrópico para as entidades: “Eu acho que esse projeto traz a possibilidade de proporcionarmos um atendimento melhor, aperfeiçoando as relações humanas. Por menor que seja o valor, para nós é muito importante, porque todas as instituições que recebem têm dificuldade”.