segunda-feira, 31 de maio de 2021

Saúde

 Em três anos, CRH realizou cerca de cinco mil atendimentos

Considerado um dos mais modernos do país, Centro de Reprodução Humana do HBB fez mais de cinco mil atendimentos no período

        Há três anos, quem sonha em ter filhos encontra em Lajeado o melhor apoio que a medicina pode oferecer: o Centro de Reprodução Humana Bruno Born. Considerado um dos mais modernos do país, o CRH abriu as portas para oferecer alternativas às pessoas que só encontravam auxílio em grandes cidades – e com um diferencial: tratamentos de ponta, equipamentos de alta tecnologia e equipes extremamente capacitadas.

        O Centro conta com estrutura hospitalar e suporte de médicos anestesiologistas e infectologista. A equipe é composta, ainda, por profissionais de nutrição e psicologia, embriologistas, ginecologistas, urologista e geneticista, enfermeiras, técnicas de enfermagem, farmacêutica e profissionais de recepção, telefonia e da área financeira.

        Nestes três anos, conforme o Diretor Médico do CRH e especialista em Reprodução Humana Marcos Höher, a cada dia aprende-se mais. “Aperfeiçoamos rotinas e processos em todas as esferas. Do ponto de vista científico, algumas práticas realizadas há três anos hoje já foram aperfeiçoadas.

        A comunicação com os pacientes hoje é mais ágil e eficaz. Os profissionais da saúde estão cada vez mais imbuídos em acolher. Todos estão e se sentem envolvidos na busca pela gestação. Os pacientes sabem que não estão sozinhos e têm com quem contar. Trata-se de um somatório de esforços, cada um dedicado à sua missão, cada qual com o seu papel, todos eles vitais e valorizados”, observa.

 

Conquistas

        A reputação conquistada desde o início dos trabalhos é um dos fatores que motivam as equipes do CRH, que também destacam o aumento da procura de atendimentos por pacientes de cidades cada vez mais distantes. “São pacientes que viajam horas a fio para realizarem, por opção, o seu tratamento em Lajeado. É recompensador verificar que moradores da região metropolitana, por exemplo, apesar da sua proximidade com a capital, escolhem vir até o Hospital Bruno Born, para fazer o tratamento. O que mais reconforta e estimula os membros da equipe é saber que estamos ajudando muitas pessoas a constituir as suas famílias. É emocionante e gratificante.”

        O Diretor Médico observa que o CRH tem conseguido manter e até melhorar as taxas de gestação nos tratamentos como o da Fertilização in vitro, sem contudo aumentar significativamente as taxas de gestações múltiplas – o que chegou a se transformar quase em uma “epidemia de gravidezes gemelares” nos anos 1990, principalmente nos Estados Unidos. “A meta é obter êxito em 100% dos tratamentos. Mas, ao mesmo tempo que avanços tecnológicos vêm ocorrendo, algumas mudanças comportamentais como hábitos alimentares cada vez menos saudáveis e, por conseguinte, o aumento de peso de boa parte da população juntamente com a postergação da maternidade, têm feito com que esta meta ainda pareça estar distante de ser alcançada”, analisa ele.

 

Os números do CRH

- 1,7 mil pacientes em cerca de 5 mil atendimentos (entre primeiras consultas, reconsultas e ecografias);

- Paciente mais jovem: 19 anos (caso de congelamento de espermatozoides por doença oncológica);

- Paciente mais idoso: homem com 73 anos desejando ter filhos;

- A paciente com mais idade a gestar apresentava 50 anos;

- Idade média dos pacientes submetidos a ciclos de Fertilização in vitro (FIV):     36,3 anos;

- Foram realizados cerca de 1 mil procedimentos de Fertilização in vitro (FIV), Transferências embrionárias, Inseminações intrauterinas (IIU) e criopreservação de gametas (congelamentos de óvulos e embriões);

- Dos bebês nascidos, 58% foram meninos e 42% meninas;

- Foram até o momento dez casos de gêmeos nascidos (20 bebês) e nenhum caso de trigêmeos ou quadrigêmeos;

- Em 24% dos ciclos de Fertilização in vitro (FIV) foi realizada a análise cromossômica dos embriões;

- Houve 13 casos de congelamento de óvulos ou espermatozoides visando a preservação da fertilidade devido a doenças oncológicas, como casos de câncer     de mama, de testículos, doenças hematológicas como leucemias e linfomas;

- Pacientes procedentes de 97 cidades diferentes, incluindo de outros Estados (Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro) e outros países (brasileiros que vivem no Uruguai, Paraguai, China e Austrália, por exemplo).

Descoberta

Estudo da Univates aponta casca de árvore com potencial para tratamento de doenças gástricas

Por: Artur Dullius/Univates

Márcia Goettert e Juliana Dorr (d) são as
autoras da pesquisa (foto Artur Dullius/divulgação)
        É comum encontrarmos no território gaúcho a presença da espécie arbórea Ceiba speciosa, também conhecida como paineira. O que poucos sabem é que a casca dessa árvore pode esconder um poderoso elemento para o tratamento de doenças gastrointestinais, como úlcera e gastrite. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates.

        O estudo teve início em 2014 a partir de uma proposta da mestranda Juliana Dorr. Na época, a estudante ainda era graduanda do curso de Farmácia e teve na família a inspiração para produzir seu trabalho de conclusão de curso. “Eu sempre gostei da área de fitoterapia, e tinha na minha família o caso de um parente que utilizava essa planta para tratar a úlcera”, explica Juliana.

        Conforme explica a coordenadora do grupo de pesquisa “Biotecnologia e farmacologia de produtos naturais”, professora Márcia Goettert, o uso caseiro da planta consiste na extração da casca do caule, que posteriormente é imersa em água e levada à geladeira. “A água, no papel de solvente, tem a capacidade de extrair alguns dos compostos presentes na casca responsáveis pelo efeito”, afirma Márcia.

        Em busca de metodologias que permitissem avaliar esse potencial antiulcerogênico, foram também preparados diferentes extratos, como o etanólico, o aquoso e o etnofarmacológico (caseiro).

        Segundo a pesquisadora, um dos extratos, preparado de forma diferente do modelo etnofarmacológico, tem apresentado resultados ainda melhores. Para investigar o efeito mencionado pela população local que faz uso da planta, o grupo de pesquisa vem realizando diferentes análises por meio de atividades in vitro (com células humanas) e in vivo (com ratos e camundongos) para auxiliar na elucidação do mecanismo envolvido.

        Para a nossa surpresa, um dos extratos preparados com a planta reverteu a situação (úlcera induzida). O animal tratado com o extrato da planta teve uma resposta positiva comparável com os animais que foram tratados com omeprazol, um medicamento utilizado para o tratamento de gastrite e úlcera, coloca Márcia Goettert, coordenadora do grupo de pesquisa “Biotecnologia e farmacologia de produtos naturais”.

        Durante o segundo semestre de 2017 Juliana permaneceu por 15 dias desenvolvendo pesquisas com um grupo parceiro, no laboratório de farmacologia da Universidade de Vila Velha, e realizando experimentos adicionais para confirmar e complementar os resultados já encontrados.

        Para os próximos passos a pesquisadora garante que é necessário confirmar esse potencial, além de identificar quais fitoconstituintes presentes são responsáveis pelo efeito benéfico, ou seja, qual o mecanismo farmacológico. Posteriormente, se confirmados os resultados, os dados poderão ser repassados a uma indústria farmacêutica. “Temos grandes perspectivas de desenvolver algum produto, um fitoterápico ou até algum fármaco inovador oriundo dessa planta”, conclui Márcia.

 

Crescimento no uso de fitoterápicos

        O uso de medicamentos oriundos de produtos naturais tem crescido consideravelmente no mundo, conta Márcia. No Brasil, diversas plantas são utilizadas pela população, mesmo sem estudos científicos. Atualmente, das 71 plantas que fazem parte da Relação nacional de plantas medicinais de interesse ao Sistema Único de Saúde (Renisus), 12 delas já são distribuídas pelo próprio SUS. “Os fitoterápicos muitas vezes apresentam menos efeitos colaterais do que os medicamentos sintéticos”, diz Márcia.

 

Patente já depositada

        Em 2015, a Universidade entrou com pedido de patente para a utilização da planta medicinal. A concessão foi outorgada em 2016, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Novidade

 Cafeteria é a nova atração no Parque Histórico de Lajeado

        No primeiro fim de semana com o Café do Parque funcionando aumentou a presença de pessoas no Parque Histórico de Lajeado.  Inaugurado no dia 28/05, sob a administração do casal Cristiane e o marido Augusto Kreutz a casa recebeu público acima do esperado. “Estamos muito satisfeitos com a receptividade”, comemorou Cristiane.
        O vereador Deolí Gräff visitou a casa domingo, à tarde, e saudou o novo empreendimento no Parque Histórico. “Era o que faltava, para as pessoas passearem e ao mesmo tempo aproveitar para degustar um café em meio a natureza e aos prédios históricos que compõe o local”.
        Além do tradicional café em diversos sabores, os visitantes podem degustar doces, diferentes tipos de salgados e bebidas. O café oferece um ambiente acolhedor.
        Uma das atrações são as cestas de café, em que as pessoas poderão escolher os doces e salgados de sua preferência e degustar sentados no gramado ao sol.  O que é uma excelente opção para um piquenique em família ou turma de amigos.


Vereador Deolí provou o café no domingo


Horários de atendimentos do café:
Sextas e sábados:  das 11h às 18h
Domingos: das 14h às 18h
Feriados: das 11h às 18h

Segundas e quartas à noite  reservas para grupos fechados

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Literatura

 Leitura e debate de gêneros literários

        Com a intenção de promover a leitura de gêneros literários e debater sobre os mais diversos temas sociais, os cursos de Letras e Psicologia da Univates organizaram um ciclo de encontros mensais coordenados por diplomados e docentes da instituição. A ideia é, a cada encontro, propor a leitura dramatizada de dois gêneros sobre determinado tema e tecer reflexões. Todos estão convidados! É só se inscrever no link:  https://bityli.com/Q6HdI

        Se você, diplomado da Univates, também quiser envolver-se na organização, entre em contato com a professora Grasiela Kieling Bublitz pelo email gkib@univates.br

Espaço aberto

 


Diz aí no que tu está pensando?

 Gilberto Jasper

Jornalista

gilbertojasper@gmail.com

 

UMA PAIXÃO DE DÉCADAS

        Minha paixão pelo jornal começa ainda piá. Morava na colônia e todos os domingos depois do culto na Igreja Evangélica Luterana São Paulo, de Arroio do Meio, ia com meu pai à estação rodoviária, onde muitas pessoas aguardavam o Expresso Azul vindo de Porto Alegre com uma carga preciosa: exemplares dominicais do Correio do Povo.
        Assim que o veículo estacionava um funcionário da rodoviária saltava com um alicate para liberar os exemplares. Todos eram assinantes do Correião, versão original da então Companhia Caldas Júnior, tamanho standard.
        O Correio Infantil, suplemento da gurizada, era entregue a mim e trazia passatempos e um texto com perguntas de interpretação. As respostas, em forma de concurso, eram enviadas por carta. E o resultado era publicado na edição seguinte.
        Meu gosto pelo jornal só aumentou, mesmo com a proliferação de plataformas de acesso a conteúdos se multiplicou. O moderno hoje em dia é obsoleto, mas minha fidelidade ao jornal “em papel” segue intacta.  Tenho assinatura dos três jornais diários de Porto Alegre. Leio outros do interior pela internet e recebo (aliás, recebia!) pelos Correios outros tantos.
        O ritual de folhear o jornal com caneta em uma mão e cuia na outra é um hábito arraigado até mesmo quando ia à praia. Sentar à beira mar e degustar um amargo com notícias é sagrado! Em tempos de crise – do vírus e da falta de credibilidade da imprensa – continuo devoto do “jornal em papel”.
        Quando ia conversar com estudantes de Comunicação duas perguntas eram inevitáveis: O jornal vai acabar? O que achas do diploma para jornalista? À primeira respondo que as empresas terão que investir em análises aprofundadas e/ou na projeção dos fatos. Afinal, o jornal traz sempre as notícias de ontem, superadas.
        Quanto ao diploma confesso não ter opinião definitiva porque conheço vários profissionais que jamais foram à faculdade, mas são exemplo de profissionalismo, caráter e ética. Também conheço vários colegas com pós-graduação que envergonham a minha profissão.
        Como sempre, generalizar é injusto, cruel e desrespeitoso. Lamento, todos os dias, o uso covarde e indevido da informação por parte de inúmeros veículos de imprensa que abdicaram da verdade e optaram por interesses financeiros e na política partidária em suas coberturas. Uma vergonha!

Frente Parlamentar dos Vereadores pela Tradição

Capataz das Falas

        O jornalista e vereador Deolí Gräff, como integrante da Frente Parlamentar dos Vereadores pela Tradição, participou quarta-feira, 26/05, de reunião virtual do grupo. O coordenador da Frente, vereador Tiago Ilha, de Farroupilha, convidou o jornalista Deolí Gräff para auxiliar na divulgação das atividades, cumprindo a função de Capataz das Falas. Na reunião foram tratados diversos assuntos de interesse das entidades tradicionalistas. O destaque ficou para a inclusão dos CTGs no programa Nota Fiscal Gaúcha. 

Deolí Gräff e Paula Thomas representam a Câmara de Vereadores no Comitê do Centro Histórico de Lajeado

Os vereadores Deolí e Paula foram indicados no Comitê do Centro Histórico

        O Presidente Isidoro Fornari (PP) recebeu pedido da Secretaria da Administração para a indicação de um membro titular e um suplente da Câmara de Vereadores para comporem o Comitê Gestor do Centro Histórico de Lajeado. 

        O plenário confirmou a indicação dos vereadores Deolí Gräff (PP), como titular e Paula Thomas (PSDB), suplente. “Queremos trabalhar junto com os integrantes do Comitê, apoiar as ações, e fazer com que Lajeado valorize a sua história e a suas origens”, destacou Gräff. 

        Conforme disposto no art. 13º da Lei 8.903/2012, que trata do Plano de Revitalização do Centro Histórico, o Comitê deve ser renovado a cada dois anos. A renovação anterior foi em 2018. 

Perda

Morre o advogado Nilton Fensterseifer 

        Faleceu quinta-feira, 27/05, aos 74 anos, no Hospital São Francisco de Porto Alegre, o advogado Nilton Delmar Fensterseifer. A causa foi complicações cardiovasculares.

        Ele formou-se em direito em 1973. Foi Jubilado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Atuou por 30 anos na assessoria jurídica da Transportadora Giovanella de Estrela. A direção e motoristas da empresa prestaram homenagem ao no velório. 

        Foi eleito vereador duas vezes, pelo PDS e pelo MDB, entre 1977 e 1988. Foi presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado por dois mandatos.  

Novidade

Café no Parque Histórico

Inaugurou nesta sexta-feira, 28/05, o Café do Parque, no Parque Histórico de Lajeado. A proprietária Cristiane da Costa, serão servidos todos os ingredientes de um Café Colonial. Ela explica que a ideia é oferecer para as pessoas uma opção de passeio em um local bonito e acolhedor a céu aberto.

Além de tomar café, visitantes poderão usufruir todos os atrativos do Parque Histórico

Horários de atendimentos do café:
Sextas e sábados: das 11h às 18h
Domingos: das 14h às 18h
Feriados: das 11h às 18h
Segundas e quartas à noite reservas para grupos fechados.

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Perda

 Tradicionalismo perde Décio do Bandoneon

        O tradicionalismo do Vale do Taquari perdeu, terça-feira, 25/05, o músico e compositor Décio Hauenstein, o Décio do Bandoneon. Ele faleceu no Hospital Estrela devido a uma doença coronária, aos 75 anos de idade.

        Natural de Marques de Souza, veio morar em Lajeado ainda jovem. Gostava da cultura gauchesca e foi participante ativo do CTG Bento Gonçalves, de Lajeado. Representando o Bento conquistou oito troféus no Encontro de Arte e Tradição (Enart), sendo quatro vezes campeão, em 2002, 2011, 2015 e 2016. Em 2012 e 2013, ficou em 2º lugar e em 2003 e 2013, ocupou a 3ª colocação.

        Décio é autor da letra de mais de 200 músicas e gravou cinco CDs. Era muito participativo nas atividades do CTG e frequentemente era visto pilchado. Ele teve uma filha do primeiro casamento e deixa uma neta.

        A patroa do CTG Bento Gonçalves, Marilda Dolores Oliveira, sente muito a partida de Décio. “Foi uma grande perda para o tradicionalismo e para o nosso CTG, pois além de compositor, era um dos poucos que tocava bandoneon e sempre representou nossa entidade com muito orgulho”. “Hoje deve estar acontecendo um grande rodeio no céu e seu Décio abriu as festividades com seu bandoneon, porque ele vai continuar, nos campos celestiais, fazendo o que mais gostava”.

        O CTG Bento Gonçalves sente-se irmanado com a família no sentimento de perda e, na Semana Farroupilha vai prestar uma linda homenagem a seu Décio. Os detalhes ainda serão definidos, complementa Marilda.  

        O corpo foi velado nas capelas mortuárias do Florestal e sepultamento no Cemitério Católico do Florestal.

Da imprensa

Simone Rockenbach Kamphorst e Clarissa Jaeger compartilharam publicação

A empresa Simone Rockenbach Comunicação Empresarial apresentou a Revista Integra+, um novo canal de comunicação da Cooperativa Sicredi Integração RS/MG. Além de assinar a produção jornalística, a empresa foi responsável pelo planejamento das pautas, coleta de dados e contato com as fontes, elaboração dos textos e seleção das fotos.
Com coordenação geral do setor de comunicação da cooperativa e projeto gráfico da Falara Gestão de Marcas , a Revista Integra+ terá três edições anuais e vai ser distribuída nas agências gratuitamente, além de estar disponível na versão digital.
Para quem quiser ler a versão digital deve acessar: http://bit.ly/RevistaIntegra


Evento

Convenção do Rotary

            No próximo sábado, dia 29/05, acontece a Convenção Distrital do Rotary, na cidade de Estrela. Estarão reunidos representantes dos cerca de 60 clubes de Rotary integrantes do Distrito 4700, que abrange o Vale do Taquari e região da Serra Gaúcha. O governador distrital que está encerrando seu mandato é Gilmar Leonhardt. A convenção será híbrida com evento presencial e ao mesmo tempo transmitida pelas redes sociais.
            Na programação constam diversas palestras entre os quais o jornalista Alexandre Garcia e o vereador de Lajeado Márcio Dal Cin.

Família

25 de maio – Dia da Adoção

        O Dia da Adoção, 25/05, foi lembrado pelo vereador Deolí Gräff na sessão do Poder Legislativo desta terça-feira, 25/05. Esta data tem por objetivo refletir sobre o papel de adotar um filho. Os casais ou as pessoas que desejam adotar precisam passar por um longo processo de habilitação, o que é importante para confirmar a decisão.

        Ele lembrou que em Lajeado existe o Grupo de Apoio a Adoção (Gaal) fundado em 2006. A atual presidente é Luciane Fernandes. “Este grupo realiza um trabalho extraordinário de apoio aos casais e famílias que adotaram e especialmente aos casais habilitados ou em processo de habilitação”, enalteceu Gräff. Ele disse que o Gaal é referência no Estado e país pelo trabalho sério e dedicado.

“A adoção é algo indescritível. Porque a família não é formada somente por pessoas do mesmo sangue, mas toda família é formada por laços de amor, afeto, carinho, abraços e aconchego”, declarou o vereador.

             Casais na fila de espera

        A Assistente Social Judiciário/SSJ- Serviço Social Judiciário da Comarca Lajeado, Renata Maieron Turcato, considera a data importante para podermos falar mais sobre assunto tão necessário.

         Ela informou que atualmente há 88 pessoas ou casais habilitados para adotar na Comarca de Lajeado, que inclui os municípios Cruzeiro do Sul, Santa Clara, Progresso, Canudos do Vale, Forquetinha, Marques de Souza e Sério. Em estágio de convivência, isto é, com a criança/adolescente já residindo com a família por adoção, tem atualmente 3 crianças/adolescentes.

         Renata comentou que “uma preocupação que as pessoas tem nos trazido é em relação à pandemia, se as adoções pararam ou continuam se realizando. Nos primeiros meses houveram uma série de reuniões das equipes técnicas em nível estadual para pensarmos como realizar as adoções, especificamente no que se refere à aproximação, aquele período em que os adotantes e as crianças se conhecem, uma vez que percebemos que a situação de saúde pública se arrastaria no tempo e a adoção é uma medida classificada como urgente pelo judiciário. Conseguimos desenvolver estratégias para fazer as adoção da forma mais cautelosa possível em relação ao contágio do vírus (pois uma preocupação sempre foi a de evitar surto de Covid nas instituições de acolhimento) então mesmo durante as medidas restritivas de convívio as adoções estão sendo realizadas”. 

União

Bairro Jardim Botânico

        O projeto do novo Bairro Jardim Botânico será apresentado em conjunto entre os vereadores Deolí Gräff e Éder Spohr. “Nós vamos assinar em conjunto este projeto. Também vamos trabalhar juntos na elaboração”, afirmou Gräff, na sessão desta terça-feira, 25/05.
        Spohr é morador da área que vai compor o novo Bairro e conhece os moradores e sabe das suas necessidades. “Fico muito contente e penso que juntos podemos elaborar um projeto mais completo e abrangente”, completou Gräff. 

Nova diretoria e filantropia

Sicredi tem nova diretoria e anuncia Fundo Filantrópico

Acesse o link e aproveite o fundo do Sicredi

        O Sicredi Integração RS/MG realizou eleição do seu Conselho de Administração para a gestão 2021/2025. O presidente Adilson Metz foi reeleito para mais uma gestão. Ele terá como vice-presidente Luiz Mario Leite Berbigier, além de mais 11 componentes com as funções de conselheiros efetivos. Também foram nomeadas aos cargos da Diretoria Executiva - Graziela Reis Bogorni como diretora Executiva e Liviane Bald para o cargo de diretora de Operações.

        O destaque fica para a presença feminina na nova diretoria do Sicredi. Isto é muito positivo.

         Luiz Mário Berbigier, que atuava como diretor executivo, passou a compor o Conselho na função de vice-presidente, a missão é dar sequência ao que vem sendo bem desempenhado.

 

        Filantropia - As instituições sem fins lucrativos associadas da Sicredi Integração RS/MG interessadas em se candidatar ao Fundo Filantrópico tem prazo até o dia 31/05, próxima segunda-feira.

        Serão distribuídos R$ 656.523,80 reservados para este ano, com limite máximo de R$ 30 mil por entidade. É um aporte significativo para apoiar projetos sociais. Veja como participar acessando o link:  https://sicrediintegracaorsmg.com.br/fundo/

Falecimento

Colinas perde João Roberto Frielink

João Roberto faleceu aos 61 anos

        Faleceu na segunda-feira, 24/05/21, aos 61 anos, vítima do covid-19, João Roberto Frielink. Ele nasceu em 18/05/1960, em Roca Sales. Foi representante comercial da empresa Tramontina, por 25 anos e líder comunitário no município de Colinas.
        Na vida política, foi vereador constituinte em Estrela, eleito pelo PMDB, com 419 votos, representando o então distrito de Corvo, hoje Colinas, com mandato de 1989/1993.
Frielink foi um dos líderes emancipacionistas de Colinas, candidato a prefeito, pelo PMDB, em 1992, não se elegendo. Voltou a ser candidato a prefeito de Colinas, em 2020, pelo MDB, com 993 votos, mas perdeu por seis votos de diferença.
        João Roberto Frielink faleceu no Hospital de Estrela e foi sepultado no Cemitério Municipal de Colinas.

(Texto: José Alfredo Schierholt)

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Da imprensa

Noivas de Preto

        O lançamento do livro “Noivas de Preto”, da escritora lajeadense, Jéssica Thaís Herrera, foi impresso pela Pragmatha Editora de São Paulo, que tem à frente das atividades a jornalista Sandra Veroneze, com MBA em Estratégia e Competitividade, e especializações em Gestão de Economia Social e Filosofia Clínica. Ela é natural de Arroio do Meio.

Repercussão

 Criação de bairro repercute na imprensa

        A proposta do vereador Deolí Gräff de criar o Bairro Jardim Botânico em Lajeado está tendo ampla repercussão na imprensa local. Diversos veículos repercutiram o assunto, além de ampla divulgação nas redes sociais.
        Hoje pela manhã (24/05), Gräff esteve na Rádio Independente, em Lajeado. A notícia da entrevista foi publicada nas redes sociais do vereador. Confira clicando no link: Entrevista Rádio Independente

Vereadores

Comissão Temporária da Corsan

        

Reunião foi de conclusão dos trabalhos do grupo

        A Comissão Temporária da Corsan concluiu seus trabalhos em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 24/05, com a apresentação do relatório final. 

        Conforme o presidente da comissão, vereador Márcio Dal Cin, as atividades foram muito prejudicadas uma vez que a Corsan não forneceu as informações solicitadas.

        O relatório final será encaminhado a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, a qual a Corsan está subordinada, para que tome conhecimento “dos desmandos” da unidade da Corsan de Lajeado.
 
        Para saber – A Comissão Temporária da Corsan é composta por Marcio Dal Cin (presidente), Paula Thomas (secretária), Jones Barbosa da Silva (relator), Deolí Gräff, Heitor Hoppe e Alex Schmitt (membros).

Projeto de lei

Mudanças no sistema de roçadas

        Os vereadores Deolí Gräff, Paula Thomas, Márcio Dal Cin, Alex Schmitt, Ana Rita da Silva Azambuja, Adriano Rosa, Jones Barbosa da Silva e Heitor Hoppe apresentaram projeto de lei para alterar o sistema de roçada de terrenos baldios na cidade de Lajeado.

        A iniciativa tem por objetivo reduzir a quantidade de terrenos urbanos com capoeira que causam a proliferação de animais e insetos.

        O projeto está tramitando e não tem prazo para ir a votação.

Autistas

Lajeado deve aderir ao  TEAcolhe

        O município de Lajeado está buscando aderir ao programa estadual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), também chamado de programa TEAcolhe. Conforme o prefeito Marcelo Caumo, Lajeado optou por criar um Centro Regional de Referência (CRR) para atender casos leves, severos e graves.

        


        O vereador Deolí Gräff elogiou a iniciativa da Administração Municipal por criar espaço para atendimento especializado para as pessoas com síndrome autista. "É louvável a preocupação do governo municipal para com o ser humano, especialmente aquelas pessoas que necessitam de atendimentos diferenciados". 

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Literatura

Vergilio Goerck lança o primeiro livro

Deolí Gräff e Vergilio Goerck

        O economista, professor e historiador Vergilio Goerck publicou o primeiro livro. Com o título: “2020: o ano do medo x 2021: o ano da esperança”, ele relata a experiência de permanecer confinado em casa por conta da pandemia do coronavírus. Na obra ele também apresenta sugestões sobre diversos temas para serem aplicados nos municípios da região.

        Vergílio é natural de Santa Cruz do Sul, ainda pequeno mudou-se com a família para Cruzeiro do Sul, onde foi professor e trabalhou na Prefeitura na primeira Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, entre 1964 e 1969.

        Depois trabalhou por muitos anos como diretor administrativo do Hospital Bruno Born. Também atuou no Banco de Sangue de Lajeado.

        O lançamento da obra ocorreu no dia 20/05. Ele presenteou com um exemplar a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) e a Câmara de Vereadores de Lajeado.


Alerta

Acelerem menos, motoqueiros

        São constantes a reclamações de pedestres e motoristas de veículos pela alta velocidade com que andam os motoqueiros, especialmente os entregadores de alimentos e encomendas. A vida vale muito mais do que chegar dois minutos antes ao local da entrega. O alerta é do vereador Deolí Gräff 

Educação

Escola Fernandes Vieira

        O prefeito de Lajeado Marcelo Caumo e a secretária de Educação Vera Plein iniciaram as tratativas com o Governo do Estado para a municipalização da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernandes Vieira.

        O prefeito poderia estudar a viabilidade de implantar naquela escola uma unidade do Colégio Cívico Militar. 

Da imprensa

Grupo A Hora em Estrela

        O Grupo A Hora assumiu as operações do Jornal Nova Geração de Estrela. Fundado em 1966 é o segundo jornal mais antigo em circulação no Vale do Taquari. O mais antigo é o jornal Taquaryense, de Taquari, em circulação desde 1887.

        Paralelo a aquisição do jornal NG, o A Hora instala em Estrela, um estúdio da Rádio A Hora 102.9.

        A novidade foi divulgada, dia 20, aniversário de 145 anos de Estrela. 

Cultura

Feira do Livro de Lajeado

    O vereador Deolí Gräff, na condição de presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), participou no dia 20/05, no Sesc, da reunião da comissão organizadora da Feira do Livro de Lajeado. Programada para o mês de outubro, a feira deverá ser híbrida, com atividades virtuais e presenciais. A data e o local ainda serão definidos.


quarta-feira, 19 de maio de 2021

Novidade

 Vereador Deolí Gräff apresenta proposta para criação do Bairro Jardim Botânico

O vereador Deolí Gräff em sua manifestação na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 18/05, apresentou proposta de criar na cidade de Lajeado o Bairro Jardim Botânico. Será localizado entre as avenidas dos Ipês e Aurí Stürmer, a RS 413 e do outro lado a Avenida Benjamin Constant. Esta área está localizada próximo ao Jardim Botânico de Lajeado (em frente a UPA) entre os bairros São Bento, Moinhos d´Água e Bom Pastor.

Os moradores daquele local alegam que estão situado em área que não tem nenhum tipo de atendimento. Não tem praça, posto de saúde, área de lazer e nem salão comunitário.

Penso que será uma justa homenagem ao Jardim Botânico. É uma denominação simpática. São poucos os municípios do Estado que contam com um espaço de preservação ambiental como Lajeado tem.

Ainda não há previsão de quando o projeto será apresentado, porque vai exigir estudos e também ouvir os moradores.

Para saber

- O JBL foi fundado em 18 de setembro de 1995, há quase 26 anos. Ocupa área de 24 hectares e preserva cerca de 250 espécies de vegetais e é um ambiente propício para diversas espécies de animais.

- Lajeado possui atualmente 27 bairros e 33 associações de moradores.

Educação

Escola Fernandes Vieira – Escola Cívico Militar

        O vereador Deolí Gräff, apresentou como sugestão, o estudo da alternativa para implantar na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernandes Vieira, uma Escola Cívico Militar.

        A Secretaria de Educação de Lajeado vai formalizar nesta quarta-feira, 19/05, a proposta para a municipalização do Fernandes Vieira. 

Câmara de Vereadores

Comissão avalia texto base do novo Regimento Interno

Gräff preside a comissão

        A Comissão Temporária de Revisão do Regimento Interno realizou reunião terça-feira, 18/05, no plenário da Câmara de Vereadores. O assessor jurídico da Câmara, Gustavo Heinen, autor do texto base, explicou as alterações em relação ao atual Regimento, com data de 1992.

        As modificações tiveram como base fazer a adaptação a atual Lei Orgânica do município. Heinen explicou que passou para o texto base a rotina das sessões legislativas e que não constam no atual texto. Uma alteração significativa foi a acrescentar na comissão de Justiça e Redação as questões relativas a Ética e o Decoro Parlamentar. Outra alteração substancial é a normatização das reuniões das Comissões Permanentes que ocorrem de forma conjunta, às segundas-feiras de manhã.

        “A reunião foi muito produtiva, participativa e com diversas sugestões que irão enriquecer a nova versão do Regimento Interno”, explicou Gräff

        A comissão é presidida por Deolí Gräff e tem como secretário Alex Schmitt, relatora Paula Thomas e membros Heitor Hoppe e Márcio Dalcin.

Clubes de Mães

ULCM retoma atividades

        

        A diretoria da União Lajeadense de Clubes de Mães (ULCM) retomou suas atividades na segunda, dia 17, respeitando os protocolos de cuidados com o Covid. O encontro ocorreu no Salão de Eventos da Prefeitura. Foi definido que a assembleia geral com os clubes de mães será dia 07 de junho de 2021.

Da imprensa

Gente nova no jornal O Informativo

Luciana passa a ser diretora administrativa do diário

        Assumiu recentemente o cargo de diretora administrativa do jornal O Informativo do Vale Luciana Carvalho. A proprietária, Ivone Villa assumiu como Presidente do Conselho de Administração.

        Luciana já atuou em diversas empresas de comunicação, sempre na área administrativa, entre as quais a sucursal da RBS em Lajeado. 

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Da imprensa

Natália Ribeiro na Rádio Independente

Natália Ribeiro, direto do Recife (PE)

        Depois de um período afastada da Rádio Independente e transferir residência para o Recife (PE) a jornalista Natália Ribeiro está de volta a emissora. Desde o dia 13 de maio ela está dividindo a apresentação dos programas Panorama e Linha de Frente, com Fabiano Conte, direto do Recife. 

Parabéns!

Lar da Menina está de aniversário

Lar completa 43 anos hoje

        O Lar da Menina Nora Oderich, integrante da SLAN, está de aniversário hoje (17/05). Fundado em 17 de maio de 1978, a casa está completando 43 anos de existência.  Ela recebe auxílio do Rotary Club de Lajeado, em diversas formas, com mantimentos, no custeio de suas atividades e na manutenção de estrutura. 

União

Um prédio para muitas entidades 

        O prefeito de Santa Clara do Sul, e presidente da Amvat, Paulo Kohlrausch, o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, e o secretário-executivo do Consisa, Nilton Rolante, articulam o novo prédio para concentrar as atividades do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa), o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e a Amvat.

Comissão Temporária

Comissão tem reunião para revisar

Regimento Interno da Câmara

Deolí preside a Comissão Temporária de Revisão do Regimento Interno
           Nesta terça-feira, com início às 8h30min, no plenário da Câmara de Vereadores de Lajeado, será realizada reunião da Comissão Temporária de Revisão do Regimento Interno do Poder Legislativo. A comissão tem como presidente o vereador Deolí Gräff, secretário Alex Schmitt, relatora Paula Thomas e membros Heitor Hoppe e Márcio Dalcin. Neste encontro começará o debate sobre o texto base elaborado pelo assessor jurídico da Câmara de Vereadores, advogado Gustavo Heinen.  Ele elencou as sugestões apresentadas pelos membros da comissão, além de fazer os ajustes do regimento em concordância com a Lei Orgânica do município. 

Tradicionalismo

Chama Crioula será acesa no Cristo Protetor

Cristo Protetor de Encantado

        A 24ª Região Tradicionalista, que reúne mais de 70 entidades, decidiu que neste ano irá acender a Chama Crioula ao pé do Cristo Protetor de Encantado, em agosto. Na programação consta uma cavalgada, entre outras atrações.

         A coordenadora da 24ª RT, Luce Carmem Mayer, gostaria de contar com a participação do maior número de entidades tradicionalistas. Ela vai tratar sobre o assunto com a Administração Municipal de Encantado. 

Novo Bairro em Lajeado

Gräff sugere a criação do Bairro Jardim Botânico

Jardim Botânico de Lajeado
        Na sessão da Câmara de Vereadores de Lajeado desta terça-feira, dia 18 de maio, o vereador Deolí Gräff irá apresentar a proposta de criação do Bairro Jardim Botânico, que se localizará entre a Avenida Aurí Stürmer e a Rua Dalton de Bem Stumpf. Esta área está próxima ao Jardim Botânico de Lajeado (em frente a UPA) entre os bairros São Bento, Moinhos d´Água e Bom Pastor.

        Conforme o vereador Deolí Gräff, há bastante tempo os moradores daquele local estão avaliando esta possibilidade. “Penso que será uma justa homenagem ao Jardim Botânico e uma forma simpática de identificar o espaço junto ao JBL, pois são poucos os municípios do Estado que contam com um espaço de preservação ambiental como Lajeado tem”.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Saúde

 

Centro Regional de Tratamento e Recuperação de Alcoolismo completa 35 anos



        Em meu pronunciamento na sessão da Câmara de Vereadores de 11 de maio, transmiti minha saudação para o Centro Regional de Tratamento e Recuperação de Alcoolismo (Central), que no dia 10 de maio completou 35 anos de atividades. Passaram por aquela casa mais de 24 mil pessoas, de todo o Estado, para mudar de vida e se livrar da bebida.

        Uma saudação especial ao fundador, Roque Lopes, pai do nosso colega vereador, Mozart Lopes. A dedicação do Roque Lopes para a causa da recuperação de pessoas dependentes do álcool é uma história muito humana, merece efusivos aplausos.

        Também nosso reconhecimento para a atual equipe que mantém a Central.

Lançamento de livro

 

Noivas de Preto

Juan Herrera, pai da autora Jéssica e o vereador Deolí Gräff


    Recebi, com muita alegria, no plenário da Câmara, o livro Noivas de Preto, de autoria da Jéssica Thaís Herrera, 1ª prenda do Estado, na gestão 2018-2019. Jéssica é lajeadense e representou o CTG Tropilha Farrapa no concurso. O livro apresenta as versões de mulheres de descendência alemã que usavam o vestido preto na celebração religiosa mais importante de suas vidas: o casamento. 

    Parabéns Jéssica e sucesso!