sexta-feira, 24 de setembro de 2021

DIA DA ÁRVORE

 Crianças conhecem Árvore do Vereador

        Em alusão ao Dia da Árvore, o jornalista e vereador Deolí Gräff recebeu dia 21/09, alunos de instituições de ensino do município de Lajeado: SLAN e Escola Estadual Fernandes Vieira. Na oportunidade, conversou sobre a importância das árvores para as nossas vidas e futuras gerações.
        “Recebi turmas do 3º ao 5º ano e me surpreendi com a quantidade de perguntas que fizeram e o conhecimento que possuem sobre o assunto. Eles buscaram esclarecer as suas dúvidas e contar o que já sabem. Isso tudo é muito importante e foi prazeroso fazer esta atividade aqui no Parque dos Dick”, diz Gräff.
        Cada participante recebeu um exemplar do Jornal da Árvore e sementes da espécie “dorme-dorme”. “É uma planta que as crianças conhecem, gostam e brincam. Ela já faz parte da nossa cultura. Muitos lembraram de familiares que já possuem essa espécie em casa. Então, é uma forma de interagirem, chegarem em casa e pedirem ajuda dos pais para plantarem esta sementinha”.
        O local do encontro com os alunos foi o Parque dos Dick, junto a Árvore do Vereador, que foi plantada dia 05/06, no Dia do Meio Ambiente. A árvore da espécie guajuvira marca a gestão do vereador de Lajeado. Ela está plantada próximo a parada de ônibus da Rua João Abott.
        “Foi um dia bem ocupado por uma causa justa e nobre, que eu preservo muito. Árvore é sustentabilidade, é meio ambiente e também envolve tantas outras questões. Não sei como seria a nossa vida sem as árvores”, finaliza.










EXPOSIÇÃO

Casa de Cultura realiza exposição 

Mês Farroupilha

        A exposição “Mês Farroupilha: o modo de vestir e os usos e costumes do gaúcho através dos tempos” continua disponível para visitação na Casa de Cultura até dia 30/09.  Por meio dela, os visitantes realizam uma viagem no tempo com demonstração de indumentárias que marcam a história do tradicionalismo, desde o traje primitivo, farroupilha, estancieiro, charqueador, até o traje atual. Também fazem parte objetos das atividades cotidianas e festivas do gaúcho. 

Deolí foi recebido pela diretora da Casa de Cultura, Ana Paula Labres


        Para o jornalista e vereador Deolí Gräff, todas as formas de mantermos as tradições gaúchas vivas são válidas. “A exposição é uma forma de mostrar os usos e costumes dos gaúchos.”

RIO TAQUARI

 Rio Taquari e palometas 

são temas da Tribuna Livre

        O jornalista e vereador Deolí Gräff tem mostrado permanente preocupação com a invasão das palometas, com a qualidade da água e com o povoamento de alevinos da espécie Dourado em nosso Rio Taquari. Por esta razão, a Câmara de Vereadores de Lajeado, através de proposição do gabinete do vereador Deolí Gräff, convidou o zootecnista da Emater Regional Lajeado, João Alfredo de Oliveira Sampaio, para uso da Tribuna Livre, na sessão ordinária de 21/09 - Dia da Árvore e data que antecedeu o início da Primavera.

João Alfredo de Oliveira Sampaio, zootecnista da Emater


João Alfredo com o jornalista e vereador Deolí Gräff (E), Julio Salecker, 

representando o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari-Antas 

e o vereador Alex Schmitt

        “João Alfredo é grande conhecedor da piscicultura e trouxe informações relevantes acerca deste tema que muito tem nos preocupado”, observou o jornalista e vereador Deolí Gräff.
        A palestra contou com a presença do vice-presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari-Antas, Júlio Salecker.

COMEMORAÇÃO

Deolí Gräff completa 40 anos de jornalismo

        

Deolí iniciou como diagramador, no jornal O Informativo do Vale

O jornalista e vereador Deolí Gräff completou no dia 21/09, exatos 40 anos de jornalismo. O início da sua atuação profissional foi como diagramador no jornal O Informativo. “Estou muito feliz e plenamente realizado com minha trajetória e agradecido pelas oportunidades que a vida tem me dado”, completa Gräff.
        Ao longo destes anos Gräff trabalhou sempre na área do jornalismo impresso, com algumas participação em emissoras de rádio, como a Rádio Guaíba de Porto Alegre e a Popular de Teutônia. Também teve intensa atuação na área da assessoria de imprensa, trabalhando em empresas e entidades. Um dos destaque foi a atuação como primeiro assessor de imprensa da Expovale, em 1982.
        Na área do jornalismo imprenso, além do informativo, atuou no jornal A Hora e por 18 anos como repórter correspondente do Correio do Povo.

FATALIDADE

Florestal Alimentos vai reconstruir prédios destruídos por incêndio

        Um incêndio, ocorrido dia 19/09 destruiu por completo um dos pavilhões de produção e o Centro Administrativo da Florestal Alimentos de Lajeado. Conforme o diretor Maurício Weiand, a empresa vai se recompor e reconstruir os prédios destruídos pelo fogo. “A boa notícia é que não houve feridos e também não haverá demissões”, afirma Weiand.

        “Gostaria de prestar nossa solidariedade a direção e funcionários da Florestal Alimentos e também registrar a corrente de solidariedade por parte de pessoas e empresas que auxiliaram a Florestal, neste momento tão difícil”, coloca o jornalista e vereador Deolí Gräff.
        Importante ainda ressaltar a bravura e o empenho do Corpo de Bombeiros de Lajeado, auxiliado pela corporação de Estrela e Venâncio Aires.
        A empresa está concentrada em agilizar a retomada da indústria com todas as linhas de produção. A fabricação de balas duras e pirulitos de formato bola, dois dos itens mais tradicionais, está suspensa na unidade. “Teremos muito trabalho pela frente para reconstruir o que foi perdido, e iremos procurar fazê-lo no menor tempo possível. Contamos com um time valoroso e resiliente, que não medirá esforços para tornar a Florestal ainda maior”, cita o diretor da empresa.
        O cronograma de colocar em operação nova linha será mantido. A direção da Florestal informa que ela será dedicada à produção de balas de gomas, gelatinas e pectinas. As operações devem iniciar em breve. 

NEGROS E INDÍGENAS

Documentário conta retrospectiva dos povos negros e indígenas no Vale do Taquari

  
   

        A Univates foi contemplada em um edital da Fundação Marcopolo e da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul por meio da Lei Aldir Blanc para a realização de um audiovisual sobre a retrospectiva histórica da presença dos povos negros e indígenas no Vale do Taquari.
        As comunidades quilombolas Unidos de Lajeado, e Vovô Theobaldo, de Arroio do Meio, e a comunidade indígena Kaingang  Foxá participam da iniciativa. O objetivo do documentário é registrar e difundir as contribuições desses grupos para a formação dos municípios e reforçar que sua história é antiga e ininterrupta na região.
        O documentário, intitulado “Retrospectiva Histórica dos Povos Negros e Indígenas do Vale do Taquari”, conta com o envolvimento de três setores da Univates para sua produção: o setor de Cultura e Eventos, na administração e gestão da produção; os historiadores do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa (CMDPU/MCN) e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), responsáveis pela pesquisa histórica e pelos mapeamentos das comunidades indígenas e quilombolas da região; e a TV Univates, responsável pela roteirização, gravação e edição do filme.
        O projeto surge da necessidade de ampliar o conhecimento da população regional sobre os antecedentes do Vale do Taquari. Da mesma forma que os imigrantes alemães, italianos e portugueses, a trajetória das populações negras e indígenas desempenha papel significativo para o desenvolvimento regional em aspectos político, econômico, cultural e social.
        “O vídeo de 35 minutos merece reconhecimento pela profundidade com que o conteúdo foi abordado”, enaltece o jornalista e vereador Deolí Gräff.
        O conteúdo foi abordado pela equipe formada pelos pesquisadores Dra. Neli T. Galarce Machado, Dra. Fernanda Schneider, Dr. Luis F. Laroque, Dra. Karen D. Pires e Dr. Sidnei Wolf. O roteiro é do historiador Marcos Kreutz e do jornalista Marcus Staudt.
        Assista ao vídeo através do link do youtube: clique aqui

HOMENAGEM

 “Anitas Guerreiras” são homenageadas na Semana Farroupilha de Lajeado

Vereadores presentes no momento da homenagem


Anitas homenageadas com autoridades proponentes da homenagem


O jornalista e vereador Deolí Gräff com uma das homenageadas, Andrea Eloi


Gräff com dona Silvia Stratmann Duarte, homenageada. 

Ela foi a 1ª prenda do CTG Bento Gonçalves, em 1965


A patrona da Semana Farroupilha, dona Nelsy Cattoi Conte, também é uma Anita Guerreira. 

Ela foi a primeira 1ª Prenda do CTG Bento Gonçalves, em 1955

        “Caminhos de Anita” foi o tema dos Festejos Farroupilhas 2021. O objetivo foi homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. “Caminhos de Anita” retratou a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845). Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

        A Semana Farroupilha de Lajeado, que ocorreu de 14 a 20/09, no Parque dos Dick, homenageou as Anitas Guerreiras de nossa cidade, condecendo-lhes o CERTIFICADO MULHER TRADICIONALISTA ANITA GUERREIRA.
        As homenageadas receberam mimos das mãos do secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel; do presidente da AMTG, Daniel Becker e do vereador de Lajeado e membro da Frente Parlamentar dos Vereadores pela Tradição do RS, Deolí Gräff.
        “É importante sempre relembrarmos a história de pessoas que fizeram e continuam se dedicando ao tradicionalismo gaúcho”, coloca o jornalista e vereador Deolí Gräff.
 
Foram homenageadas:
Nelsy Cattoi Conte - Dona Nena
Primeira 1ª Prenda do CTG Bento Gonçalves, em 1955 e PATRONA DA SEMANA FARROUPILHA DE LAJEADO deste ano
 
GLaucia Schumacher
POR OCUPAR POSIÇÃO DE DESTAQUE NA POLÍTICA, COMO VICE-PREFEITA DE LAJEADO
 
Marilda Dolores Oliveira
PELA ASCENSÃO AO CARGO DE PATROA DO CTG BENTO GONÇALVES
 
Clarice Borges
PELA ASCENSÃO AO CARGO DE PATROA DO CTG TROPILHA FARRAPA
 
Andrea Eloi
POR SUA DEDICAÇÃO À DECLAMAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA CULTURA GAÚCHA
 
Luce Carmem Meyer
PELA ASCENSÃO AO CARGO DE COORDENADORA DA 24ª REGIÃO TRADICIONALISTA
 
Silvia Stratmann Duarte
PELA CONQUISTA DO TÍTULO DE 1ª PRENDA DO CTG BENTO GONÇALVES, EM 1965
 


CULTURA GAÚCHA NAS ESCOLAS

Ensinar o tradicionalismo nas escolas é lei

        Um dos destaques culturais da Semana Farroupilha em Lajeado foi a aprovação da lei que institui o ensino do tradicionalismo nas escolas. A Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito Marcelo Caumo sancionou a Lei nº 11.230.

Os proponentes do projeto, vereadores Deolí Gräff e Mozart Lopes 


        A proposição foi dos vereadores Deolí Gräff e Mozart Lopes, sendo que todos os vereadores assinaram o projeto, que passou a ser considerada iniciativa da Câmara de Vereadores. 
        A aprovação ocorreu na sessão do Legislativo do dia 14/09, por unanimidade. A lei foi sancionada dia 16/09 no Acampamento Farroupilha, com a presença de vereadores, da secretária de Educação Adriana Vettorello e do presidente da Associação Municipal Tradicionalista Gaúcho (Amtg), Daniel Becker.

SEMANA FARROUPILHA

Lajeado vive tradições gaúchas no 3ª Acampamento Farroupilha e cavalgada

        Os festejos das tradições gaúchas foram intensos com o 3ª Acampamento Farroupilha de Lajeado, promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha de Lajeado (AMTG).  A programação iniciou no dia 14 e se estendeu até o dia 20/09 no Parque dos Dick.

Prefeito Marcelo Caumo e o vereador Deolí Gräff, durante cavalgada

         O dia do Gaúcho, 20 de Setembro, foi marcado com a cavalgada que contou com a participação de expressivo número de cavalarianos. O prefeito Marcelo Caumo conduziu a bandeira de Lajeado.

        Durante a semana ocorreram diversas manifestações culturais por meio de apresentações artísticas, oficinas e exposições. 

PRÊMIO

 Rádio Talian Brasil recebe 

premiação internacional

No dia 16 de setembro, tendo por local o Teatro L’AVOGARIA, Veneza/Itália, no evento IL FESTIVAL DELLE ARTI ocorreu a solenidade de entrega da premiação Prix ASOLAPO ITÁLIA 2020/2021. Para nossa alegria a Rádio Talian Brasil foi agraciada, como única emissora do Brasil.
O diretor da emissora, Luiz Radaelli, agradece o apoio dos colaboradores e ouvintes. “Vocês tornaram possível esse reconhecimento internacional, pelo trabalho em prol da cultura talian”. Para o jornalista e vereador Deolí Gräff, essa premiação demonstra a dedicação do diretor Radaelli e toda a equipe da rádio, em manter a tradição italiana sempre viva e presente entre nós.

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

TRADICIONALISMO NAS ESCOLAS

A Lei nº 11.230 é do tradicionalismo 

nas escolas



        O prefeito Marcelo Caumo sancionou a Lei nº 11.230, que institui o ensino do tradicionalismo nas escolas municipais de Lajeado. A proposição foi dos vereadores Deolí Gräff e Mozart Lopes, sendo que todos os vereadores assinaram o projeto, que passou a ser considerada iniciativa da Câmara de Vereadores. A aprovação ocorreu na sessão do Legislativo do dia 14/09, por unanimidade. O ato foi realizado no Acampamento Farroupilha, quinta-feira, à noite, com a presença de vereadores, da secretária de Educação Adriana Vettorello e do presidente da Associação Municipal Tradicionalista Gaúcho (Amtg), Daniel Becker.
        “É uma iniciativa positiva em que todos os vereadores se uniram em torno de um projeto que beneficia a educação do município”, afirmou o prefeito Marcelo Caumo. Ele salientou a importância de começar desde criança a valorização da nossa cultura.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Isidoro Fornari Neto, “é muito importante ensinar para os alunos das nossas escolas os usos, costumes e os valores da cultura gaúcha”. Ele elogiou a iniciativa do projeto, que vai garantir a continuidade e manter vivas as tradições gaúchas.
        “O objetivo é despertar nas crianças o sentimento de pertencimento a cultura tradicionalista. Precisamos despertar, desde pequeno, o sentimento e os valores da cultura gaúcha”, explicou Gräff.
        A secretária de Educação, Adriana Vetorello enfatiza que a lei é bem-vinda e vai complementar o que as escolas já estão fazendo no estudo do tradicionalismo nas escolas.

TRADICIONALISMO

Protocolado projeto de lei que inclui 

CTGs no Nota Fiscal Gaúcha

        

A demanda foi encaminhada ao deputado Ernani Polo pelo vereador Deolí Gräff

Na quarta-feira, 15/09/21, o vereador Deolí Gräff participou de ato na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre. Na oportunidade, foi protocolado Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Ernani Polo, propondo alteração no Programa Nota Fiscal Gaúcha.

A mudança visa a ampliação do NFG, com a inclusão de entidades culturais. A iniciativa contempla, de modo especial, as entidades tradicionalistas (CTGs, Piquetes e outras) que se dedicam à preservação da cultura gaúcha.

A reivindicação da inclusão das entidades tradicionalistas na NFG é da Frente Parlamentar dos Vereadores da Tradição, entidade criada no início deste ano pelo MTG. Atualmente fazem parte da Frente 86 vereadores de diferentes municípios do Estado. Gräff integra a Frente representando a 24ª Região Tradicionalista que abrange 70 entidades ligadas ao tradicionalismo do Vale do Taquari. A demanda foi encaminhada ao deputado Ernani Polo pelo vereador Deolí Gräff.
“A conquista deste projeto é uma iniciativa da Frente Parlamentar dos Vereadores em Defesa das Tradições Gaúchas, que tem objetivo de fortalecer os CTGs, sendo um meio de conseguir recursos para manter suas atividades, sendo aplicado diretamente nas crianças e jovens sem condições a fim de manter vivas nossa cultura e tradição” destaca o vereador Deoli Graff, de lajeado, vice presidente da Frente Parlamentar dos Vereadores em Defesa das Tradições Gaúchas.
“As nossas crianças precisam muito deste apoio, pata que possamos mantê-las dentro do galpão, para que não se percam. Tradicionalismo é união e esta iniciativa que visa fortalecer as invernadas vai ao encontro do que pensamos em termos de inclusão” afirma a patrôa do CTG Bento Gonçalves, de Lajeado, Marilda Oliveira.  

A cerimônia de protocolo do projeto de lei foi junto ao Galpão Crioulo da AL e contou ainda com a presença da patroa do CTG Bento Gonçalves, de Lajeado, Marilda Dolores Oliveira, do presidente da Assembleia Gabriel de Souza e do representante do MTG, Paulo Matukait, além do deputado estadual proponente Ernani Polo e outras autoridades. 


HBB

Autorizada permuta do prédio do INSS 

para ampliação do HBB


        Em audiência realizada terça-feira (14), em Brasília, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, obteve autorização do presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Leonardo Rolim, para dar seguimento ao processo de promessa de permuta de área que permitirá a ampliação do Hospital Bruno Born (HBB).
        O próximo passo agora é o envio de um projeto de lei à Câmara de Vereadores para obter autorização para o repasse do terreno.
        “Foi mais uma notícia importante da semana para a saúde em Lajeado e região”, coloca o jornalista e vereador Deolí Gräff.

SAÚDE

Governo do Estado libera verba para construção da UTI Pediátrica de Lajeado

Prefeito Marcelo Caumo, vice-prefeita Gláucia Schumacher e diretor do HBB, Cristiano Dickel

        O governo do Estado anunciou esta semana a liberação de verba para a UTI Pediátrica do Hospital Bruno Born (HBB). Ao todo são R$ 3,3 milhões, para a abertura de 10 leitos. A obra deve estar concluída em até oito meses. Até a instalação da UTI Pediátrica o hospital segue atendendo crianças que necessitarem de tratamento intensivo em seu setor de Emergência.
        “É uma excelente notícia para o atendimento ao público infantil”, coloca o jornalista e vereador Deolí Gräff.

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

LEGISLATIVO

Vereador Deolí Gräff alerta sobre capina, mosquito e plantio de árvores

        Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado, realizada dia 09, o vereador Deolí Gräff fez três alertas a Administração Municipal.
        Ao departamento de agricultura, vinculado à Secretaria de Obras, ele enfatizou a necessidade de um plano de ação para as roçadas de calçadas, praças e parques. Com a chegada da Primavera, o capim cresce mais e há a necessidade de se fazer a limpeza com mais frequência.
        Para a Secretaria de Meio Ambiente, o vereador solicitou que seja retomado o Programa Lajeado Mais Verde, através do qual foram plantadas muitas árvores em calçadas de várias ruas da cidade. Porém, nos últimos tempos, não se percebe o plantio de mudas e se recebe muitas reclamações de moradores referente ao corte de árvores. “Não podemos concordar com isso. Precisamos preservar as árvores e plantar novas”, afirmou o vereador.
        Com a chegada da Primavera vem os dias quentes e o calor favorece a proliferação de mosquitos. Gräff solicitou a Secretaria de Meio Ambiente para que faça um trabalho de prevenção, antes que ocorra a infestação de insetos na cidade.

TRADICIONALISMO

AMTG convida para Semana Farroupilha

Daniel Becker e o jornalista e vereador Deolí Gräff

        Ocorreu ontem (09) a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.
        Na abertura dos trabalhos, a presença do tradicionalista Daniel Becker, presidente da AMTG – Associação Municipal do Tradicionalismo Gaúcho, que convidou a todos os vereadores e demais presentes no plenário, para a 3ª Semana Farroupilha de Lajeado, que ocorre de 14 a 20 de setembro, no Parque dos Dick.

PERDA

Morre médica sócia fundadora 

do Rotary Engenho



        Foi encontrada sem vida, dia 08/09/21, em seu apartamento, em Lajeado, a médica gastroenterologista Sônia Detânico, aos 68 anos. A princípio a morte teria sido por causa natural. Sônia era sócia de uma clínica médica, trabalhava no Hospital Bruno Born e sócia fundadora do Rotary Clube de Lajeado Engenho.
        Ela deixa um legado de humildade, serviço comunitário e muita simplicidade.
        O velório ocorreu na quinta-feira, 09/09/21 e o corpo foi cremado, no Crematório Diersmann, em Santa Cruz do Sul.

EDUCAÇÃO

 Cultura Tradicionalista nas EMEFs 

de Lajeado

        Em uma parceria dos vereadores Deolí Gräff e Mozart Lopes tramita no Legislativo o Projeto de Lei que propõe incluir o conteúdo sobre cultura tradicionalista nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Lajeado (EMEFs).

O vereador Deolí Gräff foi recebido pela secretária Adriana Vettorello e pela coordenadora pedagógica Roseli Angélica Berté


        A proposta foi apresentada à secretária de Educação, Adriana Vettorello, que confirmou integral apoio a iniciativa e disse que o tema já está sendo ensinado aos alunos. Com a aprovação desse projeto será ampliado.
        O objetivo é despertar nas crianças o sentimento de pertencimento a cultura tradicionalista. Neste sentido, defendemos a introdução, em todas as escolas de ensino fundamental de Lajeado, como atividade curricular, aulas sobre a cultura, o folclore e o tradicionalismo gaúcho.
        Ser gaúcho é muito mais do que seguir regras e convenções indicadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, é SENTIR-SE GAÚCHO. Precisamos despertar, desde pequeno, o sentimento e os valores da cultura gaúcha.
        “Entendemos que a escola é o espaço propício para fazer isso, onde é possível ensinar, despertar e vivenciar os usos e costumes da forma de viver a tradição gaúcha”, coloca o jornalista e vereador Deolí Gräff, um dos proponentes do projeto.
        A proposta é manter o mesmo quadro de professores que atuam nas escolas, porém, incluir conteúdo sobre a cultura tradicionalista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), previsto dentro das especificações de territorialidade.

PARCERIA

Alsepro lança Campanha Energia do Bem em parceria com a Certel

        “Uma pequena doação gera uma grande mudança”. Com esse slogan a Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública, em parceria com a Certel, iniciou em setembro a campanha para arrecadação de recursos financeiros junto à comunidade. Todo o dinheiro arrecadado será usado no apoio aos órgãos de segurança pública e nos programas socioculturais:
- Adolescente Legal com Música;
- Vida + Viva, sem álcool para menores de 18 anos;
- Projeto Bike Solidária;
- Projeto Alquimia, entre outros.

Parceria entre Alsepro e Certel


        O consumidor de energia da Certel terá a opção de doar todo mês quantias que variam de R$ 3, R$ 5, R$ 7, R$ 10 e R$ 20,00, além de contribuição espontânea. O valor será debitado na conta de energia elétrica.
        A adesão deve ser feita através de preenchimento de um formulário autorizando a doação a ser debitada na conta de energia. O formulário preenchido deve ser devolvido nas lojas da Certel, nos órgãos de segurança, na sede da Acil e CDL e nas escolas. Também vai ser disponibilizado um link para preencher o formulário por meio eletrônico.
        “Quero enaltece o esforço da diretoria da Alsepro, na pessoa do presidente Fabrício Schneider e do vice-presidente, Delmar Bruxel”, coloca o jornalista e vereador Deolí Gräff.
        A Alsepro foi criada em 2007, com o objetivo principal de suprir com agilidade as demandas dos órgãos de segurança pública. Além de desenvolver projetos sociais.
        A Certel é a parceira do projeto, e desenvolve campanhas semelhantes em outras cidades da região, como ressaltou o superintendente da Cooperativa, Ilvo Edgar Persch. Em Lajeado atende cerca de 20 mil consumidores.

ENTREVISTA

 “Nunca se leu tanto, mas que conteúdo estamos lendo?”, questiona presidente da Alivat


Deolí Gräff foi entrevistado do Programa Panorama, da Rádio Independente, em 07/09/21. Reproduzimos conteúdo do site da Rádio: 

        O presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), Deolí Gräff, assumiu na última sexta-feira (3) o seu quarto mandato à frente da entidade. No programa Panorama desta terça-feira (7), ele que é jornalista, escritor e vereador em Lajeado abordou o cenário da literatura na região. Na sua visão, “nunca em nenhuma época se leu tanto como atualmente”. 

        Para Gräff, de modo geral, a forma e o tipo de postagem feito nas redes sociais indica o quanto faz falta uma leitura mais densa, com mais conteúdo.

        O jornalista e escritor entende que a academia literária tem sido um diferencial positivo para a cultura e para a literatura do Vale do Taquari. Deolí ressalta que um dos propósitos da entidade também é estimular novos escritores. Ele nota que os autores locais têm uma boa produção, com qualidade.

        No mercado editorial, a pandemia freou um pouco o lançamento de livros, reconhece o presidente da Alivat. Nos últimos anos, Deolí percebe um crescimento do lançamento de ebooks. Um dos temas recorrentes de discussões é o custo do lançamento de livros.
Ele defende que se encontre formas de facilitar o custeio da impressão, que acaba encarecendo a comercialização. “Devemos criar mecanismos para facilitar a editoração de livros”, pontua.

        Para ele, hoje boa parte das comunicações ocorrem por escrito, via redes sociais. Porém, apesar do índice maior de leitura, a grande questão é ver que tipo de leitura está se fazendo, se é qualificada. “Que conteúdo estamos lendo?”, questiona.

ALIVAT

Gräff é reconduzido, por mais dois anos, ao cargo de presidente da Academia Literária

        O jornalista e escritor Deolí Gräff foi reconduzido, por mais dois ao para o cargo de presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). A solenidade presencial da posse da diretoria da Gestão 2021/2022, ocorreu sexta-feira, dia 03 de setembro, no salão de eventos da Associação Atlética Municipal de Lajeado.
        O ato contou com a presença de escritores Acadêmicos da Alivat e familiares, e por diversas autoridades. Entre as quais esteve o secretário de Cultura Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel. Ele ressaltou o importante papel que a Academia cumpre no desenvolvimento da cultura local e regional. A vereadora Paula Thomas enfatizou a atuação da Alivat no incentivo a leitura e a motivação das pessoas para escrever textos literários.
        A presença do presidente da Academia Rio-grandense de Letras (ARL), Rafael Jacobsen foi destacada por Gräff: “Para nós da Alivat é muita alegria receber tão alta autoridade literária e cultural do Estado para a solenidade de posse da diretoria da Alivat”.
        Jacobsen enfatizou que a Academia Rio-grandense de Letras é uma das entidades culturais mais antigas do Estado, com 120 anos de existência. Entre as nossas atribuições está a de dar suporte para as academias regionais. “A Academia Literária aqui do Vale do Taquari é pujante, reconhecida e admirada por sua atuação e liderança da diretoria”, afirmou Jacobsen. Ele propôs a realização de ações conjuntas entre a ALR e a Alivat para a confraternização e a integração entre os escritores.

 

Nova diretoria da Alivat


Deolí Graff, presidente da Alivat e Rafael Jacobsen, presidente da Academia Rio-grandense de Letras (ARL)


Presidente da Alivat, Deolí Gräff


Jacobsen, vereadora Paula Thomas, Deolí Gräff e secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel

 
Diretoria Gestão 2021/2022
Presidente: Deolí Gräff
Vice-presidente:  Marcos Kreutz
1º Secretário: Lucildo Ahlert
2º Secretário: Alício de Assunção
1ª Tesoureira: Nara Knaak
2º Tesoureiro:  Marcos Bastiani 
1º Diretor de Acervo: Alexander P. Moreira
2º Diretor de Acervo: Luiz Gosmann
1ª Diretora de Eventos: Dirce Becker Delwing
2ª Diretora de Eventos: Ivete Kist

Conselho Fiscal
Titulares
1) José Alfredo Schierholt
2) Ana Cecília Togni
3) Marcos R. Frank

Suplentes:
1) Werner Schinke
2) Wolfgang Collischonn

EDUCAÇÃO

Colégio Gustavo Adolfo e Univates

firmam parceria

        O Colégio Sinodal Gustavo Adolfo formalizou no início de setembro parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) para colocar em prática o Novo Ensino Médio. A proposta é de um Ensino Médio baseado nas habilidades dos alunos e nas necessidades da região, usando as estruturas da Univates.
        Conforme o diretor do GA, Edson Wiethölter, teremos autonomia e oportunidade de escolhas, em um projeto inédito que tem como princípios pedagógicos a experimentação, a comunicação, a criação, a conexão e o conhecimento, além de um diferencial de espaços, de cenário, laboratórios de alto padrão.
        O Gustavo Adolfo já detém o maior Ensino Médio privado da região, com 160 estudantes matriculados.
        

        “Considero excelente a iniciativa da Univates e do Colégio Gustavo Adolfo, que deverá gerar bons resultados”, fala o jornalista e vereador Deolí Gräff.

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

LITERATURA

 Nova diretoria da Alivat assume 
dia 3 de setembro

Diretoria 2019-2020


Presidente da Academia Rio-grandense de Letras, Rafael Jacobsen

        A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) vai realizar evento presencial para dar posse a Diretoria da Gestão 2021/2022, eleita em Assembleia virtual em dezembro/2020. A solenidade está marcada para sexta-feira, dia 03/09. O local será a Associação Atlética Municipal de Lajeado. Na programação consta a recepção para às 19h30min, 20h o ato de posse e às 20h45min será servido jantar.
        Para o cargo de presidente foi reeleito o escritor e jornalista Deolí Gräff, que vai permanecer a frente da entidade por dois anos. Este será o quarto mandato dele como presidente. O primeiro foi em 2011/2012 e depois retornou ao cargo em 2017 e permanecerá até 2022. “Não quero me tornar vitalício no cargo de presidente da Alivat, aceitei ficar mais uma gestão pelas circunstâncias da pandemia. Depois deste mandato a entidade vai escolher um novo nome para ocupar a presidência”, destacou Gräff.
        O presidente explicou que desde o início da pandemia todas as atividades da Academia ficaram prejudicadas. Ao longo deste período foram realizados encontros virtuais. “Estamos todos ansiosos para nos encontrar e conversarmos pessoalmente”, disse Gräff. Ele destacou que serão tomados todos os cuidados exigidos pela pandemia. O número de participantes será limitado aos escritores da Alivat e seus cônjuges.
        Entre as autoridades que deverão prestigiar a solenidade, está confirmada a presença do presidente da Academia Rio-grandense de Letras, Rafael Jacobsen.
 
Diretoria Gestão 2021/2022
Presidente: Deolí Gräff
Vice-presidente:  Marcos Kreutz
1º Secretário: Lucildo Ahlert
2º Secretário: Alício de Assunção
1ª Tesoureira: Nara Knaak
2º Tesoureiro:  Marcos Bastiani 
1º Diretor de Acervo: Alexander P. Moreira
2º Diretor de Acervo: Luiz Gosmann
1ª Diretora de Eventos: Dirce Becker Delwing
2ª Diretora de Eventos: Ivete Kist
Conselho Fiscal
Titulares
1) José Alfredo Schierholt
2) Ana Cecília Togni
3) Marcos R. Frank
Suplentes:
1) Werner Schinke
2) Wolfgang Collischonn