sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Aldeia Indígena

Prefeito quer agilizar 

repasse da terra da aldeia indígena

Reunião ocorreu no gabinete do prefeito

        Em audiência intermediada pelo jornalista e vereador Deolí Gräff o prefeito Marcelo Caumo recebeu o cacique da Aldeia Indígena Fosá, Alan Vaz, acompanhado do coordenador da escola Fábio Mallmann. Também participaram da reunião o secretário do Meio Ambiente Luiz Benoitt e a secretária do Desenvolvimento Social Seci Gerlach.
        A principal reivindicação do cacique foi a regularização do repasse da área de terra onde está instalada a comunidade. Caumo assegurou que irá agilizar a finalização da documentação para que o projeto seja enviado para a Câmara de Vereadores para que o repasse seja autorizado.
        Allan Vaz também solicitou a instalação de mais sanitários e banheiros para as famílias. A secretária Seci Gerlach explicou que já tem estudos para a construção dos sanitários, mas depende da conclusão da documentação da área de terra. “Depois que o repasse estiver concluído podemos construir os banheiros”, disse Seci.
        O cacique também solicitou espaço para a comercialização do artesanato produzido na aldeia. O prefeito disse que será disponibilizado mesmo espaço que é oferecido para as outras entidades dos artesãos, em eventos como o Natal.
        Sobre a escola indígena, Fábio Mallmann disse que dispõe dos recursos e material para concluir as obras de adaptação da cozinha e sanitários do prédio.  Ele disse que em pouco tempo a escola estará pronta para poder voltar às aulas para atender as 58 crianças da aldeia.

Centenário da Acil

 Acil registra 100 anos em livro

        

Deolí Gräff falou sobre o lançamento do livro na sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira, 26/10

        A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) fez o lançamento do livro que conta a história de 100 anos da entidade, fundada em 28/10/1921, Os autores são o jornalista Emílio Rotta e Charles Tonet. Um trabalho de muita pesquisa e bastante conteúdo.
        O lançamento ocorreu no jantar comemorativo ao centenário realizado dia 22/10, no CTC.  O destaque para o presidente Cristian Rota Bergesch e sua equipe, que estão a frente da entidade que é destaque regional e estadual. A Acil congrega a classe empresarial das áreas comercial, industrial e prestação de serviços.

Tradicionalismo

Gräff participou de debate sobre o tradicionalismo nas escolas

Deolí faz parte da Frente Parlamentar dos Vereadores pela Tradição

        O jornalista e vereador Deolí Gräff, como membro da Frente Parlamentar dos Vereadores Pela Tradição, que reúne mais de 100 integrantes do Poder Legislativo do Estado, participou de live, sobre o ensino do tradicionalismo nas escolas. O encontro virtual foi coordenado pelo vereador Evandro Meireles, de Passo Fundo. Entre os convidados esteve o presidente da União dos Vereadores do RS (Uvergs) Silomar Garcia.
        O debate, que ocorreu no final da tarde de quinta-feira, 28/10, serviu para esclarecer dúvidas e destacar a importância de ensinar para as crianças nas escolas conteúdo sobre tradição e folclore, para despertar interesse e amor pela cultura gaúcha.
        Gräff sugeriu para entidades como MTG, a Famurs, Uvergs e outras elaborarem material didático para ser disponibilizado aos professores. “Desta maneira em todo estado será ensinado o mesmo conteúdo “. Ele enfatizou que o objetivo é despertar nas crianças o sentimento de pertencimento a cultura tradicionalista.

Novidade

Rua ou Praça Coberta 

é tema de reunião na Secel

Reunião ocorreu na Secel

        Em reunião promovida pelo jornalista e vereador Deolí Gräff, quinta-feira, 28/10, com o secretário de Cultura Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel e a presidente do Conselho de Políticas Culturais, Ana Cecília Togni, foi discutida a viabilidade de implantar na cidade uma Rua Coberta ou Praça de Eventos Coberta.
        No encontro realizado na Secel foram avaliadas diversas alternativas sugeridas pela população. Sobre a Rua Coberta nas ruas em torno da Praça da Matriz, o único local viável seria a Rua Marechal Teodoro em frente ao antigo Correio.
        Ana Cecília Togni descartou as quadras em frente a Casa de Cultura e na Júlio de Castilhos, em frente ao Ponto de Taxi, por interferir e descaracterizar os prédios históricos, além de outras dificuldades.
        Carlos Reckziegel apontou que o local mais indicado seria implantar uma Praça de Eventos Coberta no Parque dos Dick. Ele alegou que o espaço já estaria pronto, necessitado apenas a construção da estrutura para o telhado. O secretário argumentou que no local já são realizados diversos eventos, como o acampamento farroupilha e as atividades de Natal.
        Na reunião apenas foram feitas análises sobre alternativas. “Nada ficou definido, precisamos avaliar melhor o assunto, levando em conta itens como: funcionalidade e utilidade, custos e a interferência no aspecto histórico e arquitetônico”.
        Gräff disse que pelas manifestações recebidas após o assunto ser tratado na tribuna da Câmara, podemos concluir que a população apoia o projeto.
        Para dar andamento a proposta foi marcada nova reunião para o dia 10/11, às 10h na Casa de Cultura. Para este encontro serão convidados mais representantes de entidades.

Meio Ambiente

Gräff prestigia Semana Municipal Lixo Zero

Deolí participou da ação do domingo, no Parque dos Dick

        A 1ª Semana do Lixo Zero promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), em parceria com o Instituto Lixo Zero Vale do Taquari. A programação começou no domingo, 24/10, com uma feira ecológica e um drive-thru para recolhimento de resíduos eletrônicos e outros no Parque dos Dick.
        O jornalista e vereador Deolí Gräff considera importante este tipo de programação para chamar atenção sobre a quantidade de resíduos que regamos em nossas casas. “Não podemos apenas nos preocupar como nos ver livres do material, precisamos pensar na reciclagem e em alternativas para diminuir a quantidade de material que descartamos”.
        A Semana do Lixo Zero termina neste sábado, 30/10. Ao longo da semana ocorreram diversas atividades relacionadas ao tema.
        Conforme Edith Ester Zago de Mello, bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Sema, “nem tudo o que jogamos fora é realmente lixo, pois a palavra lixo remete a algo que não pode mais ser utilizado. Por isso chamamos o “lixo” de resíduo, que é o que resta de um produto após utilizarmos. Esse resíduo pode ser reciclado ou reutilizado, inclusive o resíduo orgânico pode ser reciclado. O que não pode ser reutilizado, como por exemplo papel higiênico usado, fraldas e absorventes, é chamado de rejeito”, explica Edith.

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Rua Coberta

Gräff defende criação de Rua Coberta e 

Praça de Eventos no Parque dos Dick

Feira do Livro de Lajeado ocorreu no Parque dos Dick, no último final de semana


        Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado, de 19/10, o jornalista e vereador Deolí Gräff encaminhou requerimento a Secretaria do Planejamento Urbanismo e Mobilidade, solicitando informações sobre a existência de estudo para a implantação de uma Rua Coberta na área central da cidade, para realização de eventos, atividades culturais e artísticas.
        Gräff também pediu a realização de estudos sobre a viabilidade de construir uma Praça de Eventos Coberta no Parque dos Dick, local onde foi realizada a Feira do Livro e o Acampamento Farroupilha.
        Para dar andamento a proposta, o vereador vai promover reunião com o secretário da Cultura Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel e a presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas, Ana Cecília Togni. O objetivo será debater alternativas para viabilizar a criação da Rua Coberta e também a Praça de Eventos. “Se não for possível fazer as duas, vamos viabilizar pelo menos uma. Este local faz falta para a cidade”, completou Gräff.

Meio Ambiente

Iniciativa de coleta de sementes recebe apoio



        O jornalista e vereador Deolí Gräff está contente com a repercussão da sua iniciativa em coletar sementes de árvores nativas, que serão distribuídas em escolas e para pessoas da comunidade fazerem o plantio, e com isso multiplicar o número de árvores.
        Ele agradece o apoio que tem recebido, em especial dos empresários Léo Katz e Beatriz Munhoz, que coletaram sementes nos pomares de suas casas. Outras pessoas também manifestaram interesse e apoiam a iniciativa.
        “É esse tipo de gesto que nos estimula e faz acreditar que a ideia de semear sementes está se multiplicando e aumentando o número de pessoas que ajudam a preservar o meio ambiente”, comentou Gräff.
        Entre as sementes coletadas estão: Pitanga, Jabuticaba, Batinga e Cerejeira Gaúcha.

1ª Semana Lixo Zero

Programação quer chamar atenção 

para o lixo que produzimos



        Com o objetivo de fazer a comunidade pensar no lixo que produzimos e estimular a reciclagem, Lajeado vai realizar a 1ª Semana Municipal Lixo Zero. O evento é promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), em parceria com o Instituto Lixo Zero Vale do Taquari. 
        A programação começará no domingo, 24/10, com uma feira ecológica e um drive-thru para recolhimento de resíduos no Parque dos Dick. A Semana do Lixo Zero se estenderá até o dia (30/10) com diversas atividades relacionadas ao tema.
        Conforme Edith Ester Zago de Mello, bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Sema, “nem tudo o que jogamos fora é realmente lixo, pois a palavra lixo remete a algo que não pode mais ser utilizado. Por isso chamamos o “lixo” de resíduo, que é o que resta de um produto após utilizarmos. Esse resíduo pode ser reciclado ou reutilizado, inclusive o resíduo orgânico pode ser reciclado. O que não pode ser reutilizado, como por exemplo papel higiênico usado, fraldas e absorventes, é chamado de rejeito”, explica Edith.
        Entre algumas atividades, no dia 28/10 ocorre a campanha para redução do uso de sacolas plásticas de uso único nos supermercados, onde os servidores estarão trocando 1kg de alimento por uma sacola de pano, integrando o projeto maior da SEMA intitulado de “A moda é reutilizar preservando”. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Cras.
        No domingo, a programação inicia no Parque dos Dick, das 10h às 15h. A Sema e parceiros estarão recolhendo eletroeletrônicos, pilhas e baterias, pneus, lâmpadas e óleo usado no formato drive-thru. Já na feira ecológica estarão disponíveis alimentos orgânicos e veganos, bem como serão comercializados artesanato, cosméticos ecológicos e itens relacionados.
        Confira a programação completa:
24/10 – Domingo
Atividade: Drive-Thru de recolhimento de resíduos & Feira Ecológica
Horário: 10h às 15h, no drive-thru no Parque dos Dick
26/10 – Terça-feira
Atividade: Oficina de sabão com óleo usado
Horário: 17h30, no Jardim Botânico de Lajeado
Informações: A orientação é que os participantes levem óleo de casa. Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas dos pais
27/10 – Quarta-feira
Atividade: Conhecendo o Aterro Sanitário de Lajeado.
Horário: 9h, no Aterro Sanitário de Lajeado (bairro Conventos, Lajeado)
27/10 – Quarta-feira
Atividade: Oficina de ecobags para hortifrúti
Horário: 17h30, no Jardim Botânico de Lajeado
Informações: Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas dos pais. Os materiais da oficina serão fornecidos pela Sema
28/10 – Quinta-feira
Atividade: Oficina de compostagem
Horário: 17h30, no Jardim Botânico de Lajeado
Informações: Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas dos pais. Os materiais da oficina serão fornecidos pela Sema
28/10 – Quinta-feira
Atividade: “Dia D” – Sem Sacola. Troca de sacolas de pano por um quilo de alimento não perecível
Locais e horários:
– STR Supermercados: 9h30 às 11h30
– Rede Super: 14h30 às 16h30
– Languiru no Shopping Lajeado: 17h30 às 19h30.

Literatura

 Alivat lança 36 títulos na 

15ª Feira do Livro de Lajeado

Presidente da Alivat, jornalista e vereador Deolí Gräff


Grupo de escritores da Alivar

        A Feira do Livro de Lajeado ocorreu de 13 a 17 de outubro, de forma híbrida, com atividades por meio virtual e presencial. O evento foi promovido pelo Sesc e Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Educação e da Cultura, Esporte e Lazer, com o apoio da Alivat e da Univates. O patrocínio cultural foi das cooperativas Sicredi e Unimed.
        Dentro da programação oficial, no sábado, dia 16, a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) promoveu o lançamento de 36 livros de mais de 30 autores locais e regionais.
        “Mesmo em período de pandemia, nossos escritores continuaram produzindo suas obras”, enfatizou o presidente da Alivat, Deolí Gräff. Ele destacou que o número de lançamentos é muito significativo e é uma prova da intensa produção literária do Vale do Taquari.
        Entre as obras lançadas, pelo menos 7 foram de escritores estreantes.  “Isto é muito significativo, pois demonstra que novos escritores estão se aventurando no mundo da literatura”, afirmou Gräff.
        No evento de lançamento houveram três destaques:
1 – O pré-lançamento da gramática da Língua Westfaliana Brasileira pelo escritor Lucildo Ahlert.
2 – O reconhecimento especial para o documentário Retrospectiva Histórica da presença de indígenas e negros no Vale do Taquari. Um vídeo produzido pela Univates.
3 – A homenagem póstuma para a jornalista Camila Pires, falecida no dia 08/07/2020. A pesquisa de conclusão de curso dela foi transformada em livro pela professora Jane Mazzarino.
        Nos dois dias de evento presencial circularam no espaço da feira, no Parque dos Dick, cerca de 5 mil pessoas e foram comercializados em torno de 3 mil exemplares de livros.

Atenção Especial

Centro Municipal de Atendimento ao Autismo deve estar funcionando até o final do ano


        Está em fase final de implantação o Centro Municipal de Atendimento ao Autismo. O mesmo deverá ser instalado no espaço ao lado do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps IJ), na Rua Saldanha Marinho. A implantação será com recursos próprios do município.
        O Centro vai atender crianças e adolescentes com transtorno global do desenvolvimento, transtorno do espectro autista e deficiência intelectual. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta 1 a 2% das crianças e adolescentes no mundo.

Agrotóxicos

Apicultor é voluntário em recolher enxames de locais impróprios

Apicultor Júlio explanou para os vereadores


Júlio e o jornalista e vereador Deolí Gräff


Apicultor Júlio Marques de Quadros

        Antes da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado de terça-feira, 19/10, o apicultor Júlio Marques de Quadros, usou a Tribuna Livre para falar sobre o trabalho voluntário que realiza em coletar enxames de abelhas que ocupam lugares impróprios como o sótão das casas, em oco de árvore próxima de casas, em prédios de escolas ou em outros locais de circulação de pessoas.
        Quadros também chamou atenção para o uso indevido de agrotóxicos com efeito direto nas abelhas. Muitas pessoas usam inseticida para matar mosquitos, moscas e acabam atingindo também as abelhas.
        Para o jornalista e vereador Deolí Gräff, a importância das abelhas é fundamental para a sobrevivência humana. As pessoas precisam entender a necessidade de cuidar e proteger este inseto.
        “Sou frontalmente contrário ao uso de agrotóxicos, especialmente na forma como ele é aplicado nas lavouras. Precisamos acabar com a pulverização e buscar outras alternativas de aplicar o veneno nas plantas”, coloca Gräff.
        Na forma como é feito atualmente, acaba com todos os seres vivos (insetos/abelhas e pássaros) que se encontram no espaço aéreo onde é feita a aplicação. “É muita crueldade. Além de todos os efeitos negativos citados, o agrotóxico contamina a água e a terra”.
Gräff elogiou o trabalho realizado por Quadros. “É importante saber que existe alguém que se disponibiliza em retirar enxames de locais onde ele não tem condições de viver”.
        Necessitando da ajuda para coletar um exame de abelhas instalado em local inadequado, chame o Júlio Quadros, ele faz este serviço voluntariamente. O fone/whats dele é (51) 98123-3555.

Perda

Faleceu fundador do Sindicato dos Cabeleireiros

        

        Faleceu no último dia 14/10 o cabeleireiro e fundador do Sindicabes Vale do Taquari, Arnildo Eckhardt, aos 85 anos. Ele vinha sofrendo de Alzheimer.

        Arnildo foi o fundador do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros e Institutos de Beleza dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Sindicabes dos Vales) em 24 de agosto de 1982.

    Durante décadas, Arnildo Eckhardt teve o seu salão de cabeleireiro na Rua Júlio de Castilhos, no Centro de Lajeado, ao lado do antigo Hotel Dahlem. Nos últimos anos atuava no D´Homme Barbershop, em parceria com o seu genro, David, na Rua Capitão Leopoldo Heineck, próximo ao Ceat.

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Literatura

Feira do Livro e Alivat promovem 

lançamento de livros de escritores locais

    
    
        Dentro da programação da 15ª Feira do Livro de Lajeado, a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) promove neste sábado (16/10), às 10h, o lançamento de livros de autores locais. Num levantamento efetuado pela Alivat, serão mais de 30 livros de cerca de 40 autores a serem apresentados ao público. “Isto é uma demonstração da intensa produção literária do Vale do Taquari”, afirma o presidente da Alivat, Deolí Gräff.
        No ato também será prestada homenagem a patrona da feira, a escritora Ana Cecília Togni.
        Confira a programação presencial da feira, para o sábado e domingo, no Parque dos Dick:
 
Sábado, dia 16:
9h às 20h - Parque dos Dick
Piquenique Literário: exposição, comercialização de livros e atrações culturais; Traga sua cadeira e faça seu piquenique.
10h – Homenagem a Patrona Ana Cecília Togni, a Tia Chica e lançamento de livros com a Alivat;
14h - Contação de histórias – artistas do Projeto Clown – E seu sorrir!?, Danusa Vicente (Miss Goela) e Cristiano Zluhan Pereira (Dr. Pierrê);
15h – Contação de Histórias com Geison Aquino;
16h – Espetáculo As fantásticas aventuras de um menino que lia livros com a Destemperados Teatro;
17h – Contação de Histórias com Geison Aquino;
18h – Pocket Show Realidade Aumentada com Alessandro Cenci e Andre de Oliveira na percussão.
 
Domingo, dia 17:
9h às 18h - Parque dos Dick
Piquenique Literário: exposição, comercialização de livros e atrações culturais. Traga sua cadeira e faça seu piquenique.
10h – Espetáculo O Incrível Caso do Sumiço das Letras – Grupo UEBA;
11h - Contação de Histórias com Geison Aquino;
14h30 - Contação Histórias do Aviador – Grupo UEBA;
15h30 - Contação de Histórias com Geison Aquino;
17h – Espetáculo As Aventuras do Fusca à Vela – Grupo UEBA;
18h – Show com Cantantes Vocal. 

Saúde

Fundef celebra 30 anos de história

        

Deolí com o presidente fundador da Fundef, Dr. Wilson Dewes, 

presidente do Conselho Diretor Ito Lanius e o diretor técnico, Dr. Alain Viegas Detobel


        Ocorreu na quinta-feira (14/10), no Teatro da Univates, a cerimônia de comemoração dos 30 anos da Fundação para a Reabilitação das Deformidades Crânio-faciais (Fundef). A fundação é referência nacional em reabilitação de pessoas com fissuras labiopalatais e deficiência auditiva. O evento que contou com apresentação da Orquestra de Teutônia em sua abertura, resgatou a trajetória da instituição que realiza atendimentos desde 1991 por iniciativa do médico Wilson Dewes e equipe de profissionais e voluntários.
        O trabalho desenvolvido pela fundação é de forma interdisciplinar, com reuniões clínicas para a discussão de casos e tomada de decisões em equipe de acordo com a necessidade de cada paciente.
        Em forma de agradecimento por todo trabalho desempenhado e por ser referência não somente no Vale do Taquari, como também em todo o território nacional, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, ressaltou a importância que tem a Fundef para a cidade. “Lajeado é o que é porque nunca nos contentamos em fazer apenas nossa obrigação. O que é obrigação tem que ser feita, mas nós sempre levamos conosco uma dose de arrojo que nos proporciona momentos como este”, destaca.
        Para o jornalista e vereador Deolí Gräff, a Fundef é fundamental para a saúde de inúmeras pessoas. “Os pacientes da fundação precisam de apoio por muitos anos, desde seu nascimento. Esse acolhimento e acompanhamento encontram na Fundef, em nossa Lajeado”.

Meio Ambiente

Gräff coleta sementes de árvores nativas

Sementes de árvore coletadas no pomar do empresário Léo Katz


   
    

        Com o objetivo de preservar o meio ambiente e multiplicar o número de árvores, o jornalista e vereador Deolí Gräff está aproveitando o período de amadurecimento de frutas de árvores nativas para coletar sementes. Entre as espécies consta Pitanga, Jabuticaba, Cerejeira Gaúcha e Araça.
        Essas árvores são consideradas melíferas porque suas flores são muito procuradas pelas abelhas que coletam o néctar para a produção de mel. As frutas são apreciadas pelas pessoas e também pelos animais, especialmente os pássaros.
        A ideia de coletar as sementes é distribuir as mesmas para alunos de escolas. Também servirão para produzir mudas a serem plantadas em áreas verdes, jardins, beiras de rios e arroios, margens de estradas e áreas públicas.
        “O objetivo de semear estas sementes é oportunizar o nascimento de novas árvores e garantir oxigênio, frutas e sombra”, explica Gräff.

Município

Exposição fotográfica pelos 

130 anos de Lajeado

Jornalista e vereador Deolí Gräff com o publicitário Luiz Darde


Gräff com o pesquisador José Alfredo Schierholt e Rogério Kappler, diretor da Motomecanica


Gräff com Ana Cecília Togni, secretário da Secel Carlos Reckziegel e o presidente do Centro de Cultura Alemã, Marcelo Mallmann

        O jornalista e vereador Deolí Gräff prestigiou, na quinta-feira, 14/10, na Casa de Cultura, a abertura da Exposição Fotográfica Lajeado 130 anos. A coletânea é composta por fotos antigas de prédios, instituições e momentos emblemáticos da cidade.

        Pessoas da comunidade e empresas participam da exposição, além de fotos do Arquivo Histórico Municipal. As imagens são do Arquivo Histórico e outras foram cedidas por pessoas da comunidade. Elas foram digitalizadas e restauradas pelo publicitário Luiz Darde.     

        Cada foto acompanha um vídeo com relato de pessoas da comunidade que contaram curiosidades e histórias. Em razão disso, a orientação para quem for prestigiar a mostra é levar consigo um fone de ouvido e celular para a visualização dos vídeos, que estarão disponíveis por meio de um QR Code.

        “Recomendo uma visita a exposição, porque cada foto sugere muitas recordações e daria para escrever uma crônica. É uma excelente forma de conhecer e apreciar nossa história”, coloca Gräff.      

        A exposição poderá ser conferida, na Casa de Cultura, até o dia 29/10.  

Centro Histórico

Gräff participa de reunião do 

Comitê Gestor do Centro Histórico


   
    

        Ocorreu na quarta (13), a reunião do Comitê Gestor do Centro Histórico de Lajeado.
        O jornalista e vereador Deolí Gräff participou, representando a Câmara de Vereadores. Entre os assuntos tratados constou um relato sobre as obras no Parque Beira Rio. A Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) informou que vai fazer visitação para instalar guarda-corpo nas margens das calçadas de frente para o rio.
        “É uma melhoria muito reivindicada pelos usuários do local”, coloca Gräff.
        Sobre o Parque Beira Rio, a informação é de que o prefeito Marcelo Caumo pretende fazer a inauguração no dia do aniversário do município, dia 26 de janeiro do próximo ano.

Setor de Alimentos e Bebidas

CIC-VT formaliza Arranjo Produtivo Local

Empresária Aline Eggers Bagatini está na coordenação da APL

        A Câmara de Industria e Comércio do Vale do Taquari realizou na terça-feira (13/10), encontro com empresários e líderes regionais para formalizar, junto ao governo do Estado, o Arranjo Produtivo Local (APL) de alimentos e bebidas. A iniciativa propõe maior competitividade, acesso a benefícios fiscais, treinamento de pessoal e estruturação de novas tecnologias.
        A ideia surgiu da necessidade de inovação e organização coletiva ao desenvolvimento econômico regional. Entre os objetivos, ampliar a competitividade e tornar o Vale referência e reconhecido na produção de alimentos.
        A discussão iniciou em reuniões CIC-VT com o intuito de agilizar demandas junto aos governos. A entidade será a gestora do arranjo que passa a ter um conselho administrativo sob coordenação da empresária Aline Eggers Bagatini.
        Neste primeiro momento, mais de 20 empresas devem integrar o APL. A composição vai desde pequenos negócios locais a marcas com reconhecimento nacional e vendas em outros países. Durante dois anos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dará suporte, com um projeto de governança e estudo sobre a cadeia de alimentos da região.
        Esse mapeamento tem o propósito de identificar as deficiências e os potenciais nos segmentos de leite, carnes, cereais, erva-mate, bebidas, entre outros. Na avaliação do presidente da CIC-VT, Ivandro Rosa, a constituição do arranjo produtivo com o apoio do Sebrae dá mais segurança ao processo.
        Entre os principais benefícios gerados por um arranjo produtivo local, para as empresas e para a região, estão o aumento da competitividade local, a facilidade na comunicação entre todos os agentes, a oferta de mão de obra qualificada e o acesso facilitado a financiamentos e recursos estaduais.
        “Uma iniciativa que vai fortalecer este segmento produtivo. Uma das vocações econômicas do Vale do Taquari. Saudar a liderança do presidente Ivandro Rosa e toda sua equipe”, coloca o jornalista e vereador Deolí Gräff.

Tradicionalismo

Tropilha Farrapa comemora aniversário

com rodeio crioulo

    
    

        Na terça-feira (12/10), o CTG Tropilha Farrapa completou 42 anos de existência e de trabalho incansável em favor da causa tradicionalista em prol das nossas crianças e jovens, valorizando sempre as famílias que frequentam o CTG.
        Uma das formas de comemorar a data é a realização do 14º Rodeio Crioulo, no Parque de Rodeios, de Lajeado.
        “Em nome da patroa do CTG, Clarice Borges, meu reconhecimento e homenagem ao Tropilha Farrapa e a todos que fazem parte desta bonita história”, parabeniza o jornalista e vereador Deolí Gräff.

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Economia regional

 CIC Regional deu posse a diretores de área

        A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), com o objetivo de reposicionar a entidade para atender novas demandas, ampliou o número de integrantes da diretoria com a criação de cargos de diretores de áreas. A cerimônia de posse ocorreu no auditória da Acil, quinta-feira (07/10). O presidente da CIC, Ivandro Rosa, disse que a intenção é adequar a entidade dentro das necessidades econômicas  regionais.
        O jornalista e vereador Deolí Gräff prestigiou o evento. “A CIC-VT tem importante participação no fortalecimento da economia regional”.

O vereador Deolí Gräff com a esposa Tânia Gräff, que assumiu o cargo de diretora regional de Inovação, 

na presença do presidente da CIC Ivandro Rosa




(crédito do quadro: jornal A Hora)



Viva Lajeado + Verde

 Vereadores participam do plantio de mudas de árvores na campanha da ACIL

Luiz Fassina, ex-governador Distrital do Rotary e membro da diretoria do Rotary Lajeado Engenho, 

com Raul Mallmann e o jornalista e vereador Deolí Gräff, membros do Rotary Lajeado Engenho


Foram plantadas 100 mudas de árvore na primeira ação do projeto


Vereadores proponentes da ação com o presidente da Câmara, Isidoro Fornari Neto


A jovem Vivian Eggers Bagatini idealizadora do projeto, acompanhada da mãe Aline, 

no plantio das mudas de árvore e do jornalista e vereador Deolí Gräff 


Jornalista e vereador Deolí Gräff com o presidente da Acil, Cristiam Rota Bergesch

       

        A primeira edição do programa “Viva Lajeado + Verde” foi realizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), em parceria com a Câmara de Vereadores de Lajeado, na manhã desta sexta-feira (08). Ao todo, 100 mudas de árvores frutíferas e nativas foram plantadas em dois pontos urbanos do município. A iniciativa faz parte das ações alusivas ao centenário da Acil.

        O plantio ocorreu no Bairro Florestal, na avenida Benjamin Constant, calçada do Presidio Estadual de Lajeado, e em área verde junto ao arroio Encantado, no entorno das ruas Santos Dumont, José Schmatz e São Pedro, no bairro Moinhos.

        O jornalista e vereador Deolí Gräff enaltece a iniciativa do requerimento por parte dos vereadores Rodrigo Conte e Ana Rita da Silva Azambuja, que fez com que o Poder Legislativo firmasse parceria com o programa “Viva Lajeado + Verde.

        Preciso elogiar a iniciativa do projeto que foi idealizado pela estudante Vivian Eggers Bagatini, filha da ex-presidente da Acil, Aline Eggers Bagatini e neta do ex-presidente Nelson Eggers “É gratificante ver o interesse dos jovens em projetos como esse. A Acil acolher esta iniciativa tem uma simbologia enorme. No ano em que completa 100 anos, abraça uma iniciativa de uma jovem, demonstra que entidade centenária está aberta às ideias e projetos trazidos pelos jovens”, coloca Gräff.

        Para o diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Acil, Fernando Arenhart, o apoio do legislativo contribui para o crescimento e fortalecimento da ação. “A Câmara de Vereadores é órgão importante dentro de um município e a união ao Viva Lajeado + Verde é representativo para o programa e para as pessoas que serão impactadas com o plantio das árvores”, destacou.

        O “Viva Lajeado + Verde” tem a meta de tornar-se uma campanha permanente e mais um desdobramento da ação voluntária “Viva o Taquari Antas-Vivo”. A ação em Lajeado caracteriza-se como projeto piloto. A ideia é de que os municípios que participam do “Viva o Taquari Antas-Vivo” engajem-se e realizem a mesma ação de forma simultânea, no futuro, a exemplo do que ocorre com as mobilizações para a limpeza do rio em diferentes locais no mesmo dia.

        A ação realizada pela Acil e coordenada pela Unidade Parceiros Voluntários (UPV) tem o apoio do programa “Lajeado + Verde” desenvolvido pela prefeitura municipal.

        PROTOCOLO DE INTENÇÕES

       A Câmara de Vereadores e a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) firmaram protocolo de intenções para efetivar a parceria. O ato ocorreu no início da sessão ordinária da última terça-feira (05/10). "Efetivamente vamos estar dando nossa contribuição com o plantio de mudas de árvores. Muito mais do que o embelezamento da cidade, é uma enorme contribuição para continuar respirando ar puro, na preservação da flora e por consequência estamos dando melhores condições de vida para nossa fauna e para os seres humanos", coloca o jornalista e vereador Deolí Gräff.

Protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara Isidoro Fornari Neto e

 pelo diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Acil, Fernando Arenhart



Evento comemorativo

Alivat realiza Colóquio Literário em meio aos livros da Biblioteca Pública de Lajeado

Colóquio ocorreu na Bibliteca Pública Municipal


Presidente e ex-presidentes foram agraciados com mimo


Colóquio foi conduzido pelo presidente Deolí Gräff

        A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) realizou, quinta-feira, à noite, (07/10) o 51º Colóquio Literário, tendo por local a Biblioteca Pública Municipal de Lajeado. Entre os 18 escritores presentes esteve o jovem autor Carlos Spaniol e o casal de baianos, que transferiu residência para Lajeado, Ivan e Nádja Dorea Soares, eles são arqueólogos e escritores. Ivan integra a Academia de Letras e Artes de Salvador/BA.
        O encontro serviu para comemorar os 16 anos de fundação da Alivat, que ocorreu em 04 de outubro de 2005. Os ex-presidentes fizeram uma análise sobre a contribuição da Academia no fortalecimento da literatura e da cultura do Vale do Taquari.
        A presidente fundadora, Ana Cecília Togni, citou a união e o fortalecimento da imagem dos escritores. “A maior conquista foi a formação de novos leitores e escritores na região. A Alivat passou a ser um fórum para o debate do nosso conteúdo literário”.
        Alício de Assunção, que comandou a Academia na gestão 2013/2014, enalteceu a conquista de espaço da Alivat nos municípios da região. “A presença dos escritores da Academia em eventos nos municípios, em especial nas feiras de livro, fortaleceu a imagem da entidade e valorizou os autores”.
        Para o atual presidente, Deolí Gräff, que está ocupando o cargo pela quarta vez, “a Alivat deu mais visibilidade aos nossos escritores e mostrou que a literatura produzida no Vale do Taquari tem qualidade”.
        No final do Colóquio foi prestado homenagem aos presidentes da Alivat com a entrega de um mimo.